Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bronze em Tóquio, Thiago Paulino mira índices mundial e do Parapan

Atleta do lançamento do peso será um dos destaques do Campeonato Brasileiro, que começa quinta-feira no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Thiago Paulino Paralimpíada de Tóquio arremesso de peso Campeonato Brasileiro atletismo
(Alê Cabral/CPB/arquivo)

O medalhista de bronze dos Jogos Paralímpicos de Tóquio no ano passado Thiago Paulino, atleta do arremesso de peso, é um dos destaques do Campeonato Brasileiro da modalidade marcado para começar na quinta-feira (5) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ele entrará na pista em busca da segunda vitória na temporada e com outros dois objetivos: alcançar os índices para o Campeonato Mundial de Paris e para o Parapan-Americano de Santiago, ambos marcados para 2023.

“Chego para este Campeonato Brasileiro com a melhor expectativa possível. Estou muito bem física e tecnicamente, o que me dá ainda mais confiança de que tenho condições de alcançar logo os índices para o Mundial e para os Jogos Parapan-Americanos. O foco é esse”, afirmou Thiago Paulino, que levou a medalha de bronze no arremesso de peso classe F57, para atletas que competem em cadeira de rodas, em decisão que gerou muita polêmica na Paralimpíada do ano passado.

Índice A

Para assegurar o lugar no Mundial de Paris, Thiago Paulino necessita alcançar o índice A, estabelecido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que é de 14,87 m. Caso a marca não seja obtida, a classificação poderá ser via ranking nacional, com data-limite a ser definida pela entidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Parte da confiança em garantir agora um lugar no Mundial e no Parapan se deve também ao bom início de temporada, após a vitória na 1ª etapa do Circuito Caixa, quando venceu com a marca de 14,25 m, no mês de março. “Considerando que é início de temporada, a marca foi muito boa. Estávamos ainda na base, que é um período em que trabalhamos com cargas mais altas, então é totalmente normal que eu estivesse um pouco mais travado. A tendência é que de agora em diante essa marca melhore gradativamente”, explica Thiago Paulino.

Rumo a Paris

Por isso, o arremessador entende que participar das duas grandes competições de 2023 será fundamental na caminhada para os Jogos de Paris, em 2024. “Estamos muito confiantes no trabalho que vem sendo desenvolvido para a Paralimpíada. O primeiro passo é conquistar as vagas para o Mundial e para o Parapan, que nos darão uma resposta do que fazer exatamente visando os Jogos de Paris, nosso principal objetivo”, completou o brasileiro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia