Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros avançam às quartas no Internacional de parabadminton

Muitos brasileiros ainda seguem na briga pelo título do Brazil International de parabadminton

Internacional do Peru de parabadminton
(Foto: Alê Cabral/CPB)

Em mais um dia de disputas do Brazil International de parabadminton, nesta quinta-feira (21), cinco atletas se classificaram para as quartas de final em seus respectivos torneios individuais. Cinco duplas, entre masculinas e mista, também já garantiram top-8 em suas categorias. Vitor Tavares, brasileiro que competiu em Tóquio-2020, venceu por W.O e avançou às oitavas na SH6.

Pela classe SL4, com a maior quantidade de brasileiros, Rogerio Oliveira foi o único a atingir as quartas de final, após vencer o guatemalteco Raul Anguiano por 21/9 e 21/14. Ele enfrentará o alemão Marcel Adam na próxima fase. Eugenio Cleto e Adrick dos Santos caíram nas oitavas de final.

+ PARALIMPÍADA TODO DIA

João Gabriel Carbajal também chegou nas quartas de final na classe SU5, após vencer o venezuelano Kleiber Palacios por 21/14 e 21/18. Em busca da semi, ele enfrentará o polonês Barlomiej Mroz. Mario Ribeiro também avançou às oitavas de final na classe SL3, mas foi eliminado pelo indiano Umesh Vikram Kumar por 2 sets a 0 (21/11 e 21/13).

Nas disputas com cadeirantes, o Brasil classificou três atletas para as quartas de final da classe WH2, com Pedro Nogueira, Julio Cesar Godoy e Edmar Barbosa. Pedro e Julio se enfrentarão por um lugar na semifinal. Já na WH1, Tarcio Nascimento, Rodolfo Cano, Arthur Dias e Marcelo Conceição disputarão as oitavas.

Disputas femininas

As mulheres brasileiras ainda estão lutando por vagas no mata-mata. Abinaecia da Silva e Adriane Avila estão na fase de grupos da classe SL3, enquanto Edwarda Dias e Danielle Araújo estão na SL4. Entre as cadeirantes, Daniele Souza, Auricelia Evangelista, Ana Gomes e Milani Gomes lutam por vagas na WH1. Maria Gilda Antunes luta pelo título da WH2, tendo duas vitórias.

Duplas

Entre as duplas, Dheyvid de Almeida/Marcio Dellafina estão na briga por um lugar na semifinal da SH6. Na SL3/SL4, Breno Johann e o peruano Gerson Lostaunau estão nas quartas de final, assim como Eduardo Oliveira/Yuki Rodrigues na SU5. Entre os cadeirantes, Rodolfo Cano/Julio Godoy e Edimar Barbosa/Marcelo Conceição estão nas quartas da WH1/WH2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Rogerio Oliveira/Edwarda Dias se classificaram para as quartas do torneio de duplas mistas da SL3/SU5, assim como Marcio Dellafina/Cristiane Lourenço na SH6.

Ao todo, a competição internacional reúne 180 atletas de 20 países, dos quais nove não contam com atletas de baixa estatura, ou seja, são representados por cadeirantes e/ou atletas com deficiências nos membros superiores/inferiores. Do total dos participantes, 63 são brasileiros. A competição vai até domingo (24).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia