Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Etapa do Circuito Paralímpico será seletiva para Mundial de natação

214 nadadores estão inscritos para o Circuito Paralímpico, que acontece de 31 de março a 2 de abril e será o primeiro evento do ano da natação

Carol Santiago fica perto do recorde mundial
(Ale Cabral/CPB)

A 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico acontecerá na próxima semana, de 31 de março a 2 de abril, no CT do CPB, em São Paulo, e valerá como seletiva para o Campeonato Mundial de natação. 

+Em casa, Fernando Rufino leva dois ouros na Copa Brasil

Ao todo, 214 nadadores estão inscritos para este que é o primeiro evento do ano da natação. Dentre eles, estão alguns medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 como Carol Santiago (S12), Cecília Araújo (S8), Gabriel Araújo (S2) e Phelipe Rodrigues (S10).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O formato da competição prevê eliminatórias no período da manhã e finais à tarde, nos três dias de evento. Além de representarem seus clubes na principal competição nacional da modalidade, os nadadores terão a oportunidade de validar as marcas para pleitear uma vaga na Seleção Brasileira para o Mundial, que acontecerá em junho, em Portugal.

“Estou empolgadíssima para a seletiva, porque estamos treinando muito bem e poder competir em casa, aqui na estrutura que a gente tem, é ótimo. Como já estou classificada para o Mundial, estou vendo a seletiva como uma excelente oportunidade para nadar bem e colocar o programa em prova. Vamos avaliar e simular o que a gente quer fazer no Mundial”, contou Carol Santiago, ouro nos 50m e 100m livre e 100m peito nos Jogos de Tóquio 2020 e que por este motivo já está garantida na Seleção para o Mundial.

Para integrar a equipe nacional, os atletas deverão cumprir os critérios estabelecidos pela Diretoria de Esporte de Alto Rendimento do CPB e os critérios de elegibilidade do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), como possuir classificação esportiva internacional. Confira aqui os critérios.

Ainda de acordo com um dos critérios do CPB para o Mundial, além de Carol, os nadadores Gabriel Araújo (S2),Gabriel Bandeira (S14)Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11) também estão garantidos para a principal competição do ano em Portugal.

Serviço 
1ª Fase Nacional de natação do Circuito Paralímpico
Local: Centro de Treinamento Paralímpico 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo. 
Horário: das 10h às 12h e das 17h às 18h30

Mais em Paralimpíada Todo Dia