Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de futebol de cegos vai à Argentina para estrear no ano

Tango Cup será disputada de 5 a 8 de abril, em Buenos Aires; jovens ganham chance em convocação

Futebol de 5 vai à Argentina para a disputa da Tango Cup
Lucas Caetano, de apenas 20 anos, fará sua estreia em eventos internacionais com a Seleção Brasileira. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

A seleção brasileira de futebol de cegos embarca no início de abril para Buenos Aires, na Argentina, onde vai disputar a Tango Cup, primeiro de quatro torneios ao longo do ano que abrem o ciclo da modalidade rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O técnico Fábio Vasconcelos convocou dez atletas e mesclou alguns veteranos do grupo com novatos que ele pretende colocar em quadra o máximo possível para ganhar experiência.

A Tango Cup vai reunir Brasil, Inglaterra, e os times principal e juvenil da Argentina. De 5 a 7 de abril, todos jogam contra todos e os dois que somarem mais pontos fazem a final no dia 8. Os demais disputam o bronze. Esta será a quarta edição do torneio, a segunda com participação dos brasileiros.

Será, também, a primeira competição interseleções de futebol de cegos desde as mudanças nas regras implementadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) em 2022. A principal, que se refere à redução no tempo de jogo de 20 para 15 minutos cronometrados, teve influência direta na escolha dos convocados.

+ Brasil conquista 36 medalhas no último dia do Pan-Americano

“Preciso de um grupo intenso o tempo todo para estarmos sempre sufocando o adversário. Daí também a importância desses atletas mais jovens”, avalia Fábio, que espera repetir a experiência de trabalhar com jogadores já consagrados com outros vindos da Seleção de base nos demais eventos do ano: Desafio das Américas (julho), em São Paulo, IBSA World Grand Prix (agosto), em Paris, e Copa América (outubro), em Buenos Aires.

“Não me lembro, como atleta ou treinador, de termos um ano com quatro competições. Será bem interessante para rodar o grupo, mas sem perder o foco de manter a base para Mundial e Parapan, que é onde buscaremos a vaga a Paris”, pondera o comandante, referindo-se aos eventos de 2023: a Copa do Mundo será em Birmingham, na Inglaterra, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos serão em Santiago, no Chile, em novembro.

futebol de 5 jogos paralímpicos de tóquio 2020 argentina
Seleção de futebol de cegos vibra após o ouro nos Jogos de Tóquio (Alê Cabral/CPB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Confira os convocados para a Tango Cup:

Goleiros

LUAN DE LACERDA GONÇALVES – Agafuc/RS
MATHEUS COSTA BUMUSSA – Apace/PB

Fixos/ Alas

MAICON JÚNIOR DOS SANTOS MENDES – Apace/PB
SAMIR SANTANA DA SILVA – Apadv/SP

Alas

GLEDSON DA PAIXÃO BARROS – Maestro/PR
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA – Apace/PB
LUCAS PEREIRA CAETANO – Apace/PB
MAXWELL CARVALHO VALENTE – Acelgo/GO
TIAGO DA SILVA – Maestro/PR

Pivô

JARDIEL VIEIRA SOARES – Apace/PB

Mais em Paralimpíada Todo Dia