Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhas de Gabrielzinho inspiram jovem atleta no Meeting em Belo Horizonte

A jovem nadadora Vithória Nascimento Mateus, de 16 anos, levou ouro nos 50m livre e pra nos 50m costas

Gabrielzinho - Gabriel Geraldo - Meeting Belo Horizonte -
A jovem Vithória Mateus e o campeão Gabriel Araújo posam para foto durante Meeting Loterias Caixa em Belo Horizonte | Foto: Douglas Magno/CPB

Começou nessa quinta-feira (28), em Belo Horizonte, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa com as disputas no atletismo e natação. Ao todo, 107 atletas estão inscritos, dentre eles está o campeão paralímpico na natação Gabriel Geraldo, mais conhecido como Gabrielzinho.  

+Brasileiro de Futebol de 5 define mata-mata e times rebaixados

As medalhas conquistadas em Tóquio pelo nadador já surtem efeito na nova geração. A jovem nadadora Vithória Nascimento Mateus, de apenas 16 anos, participa da competição em Belo Horizonte após ter se inspirado em Gabrielzinho em Tóquio.

Seguindo os passos

Vithória não tem os dois braços devido à má-formação congênita e compete na classe S5. Ela começou a se dedicar a natação aos 13 anos e chegou a participar do Campeonato Brasileiro de natação em 2019, mas com a interrupção dos treinos devido à pandemia da Covid-19 no ano passado, a atleta abandonou o sonho de ser nadadora. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em agosto, foram os responsáveis por reacender a chama de competir. 

“Depois que eu assisti aos Jogos Paralímpicos, tive vontade de voltar a treinar. Fico muito feliz e orgulhosa de poder nadar com um atleta que conquistou medalha em Tóquio, a gente divide raia, eu tento acompanhá-lo nos treinos, mesmo sendo de classes diferentes”, contou Vithória Nascimento Mateus que voltou a treinar há apenas dez dias. 

No Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Belo Horizonte, ela conquistou o ouro nos 50m livre com 1min13s43 e a prata nos 50m costas, com 1min16s31.  Para Gabrielzinho, como é conhecido o campeão paralímpico, é gratificante ver que suas medalhas na capital japonesa inspiraram outros jovens atletas.

“É excelente poder inspirar outros atletas, é um sonho. Assim como eu tive as minhas referências, ser isso para outras pessoas é maravilhoso”, completou o nadador da classe S2, que conquistou duas medalhas de ouro (200m livre e 50m costas) e uma prata (100m costas) no Japão. 

natação centro aquático de tóquio jogos paralímpicos - Gabrielzinho - Gabriel Geraldo
Gabrielzinho em ação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 (Ale Cabral/CPB)

Atletismo

Já no atletismo, outra atleta que retornou às competições após mais de um ano e meio foi a velocista Emilly Camilly Carvalho (classe T11). Ela começou a treinar apenas em 2019, e só retornou às pistas há dois meses, focada em participar do Meeting. Emilly, que compete pela APEBH, completou os 100m em 18s44. 

“Eu gostei bastante da minha prova, a pista para mim é bem familiar, já que treino aqui no CTE”, afirmou a atleta que tem retinopatia congênita e perdeu a visão aos 11 anos. 

A competição

Idealizado e criado pelo CPB, o Meeting Paralímpico tem como objetivo promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite.    

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

    
O Meeting Loterias Caixa já passou por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília. Até dezembro, 16 cidades brasileiras receberão ao menos uma etapa do evento com provas de atletismo, halterofilismo e/ou natação

Minas Gerais ainda recebe mais uma etapa do Meeting Loterias Caixa, no sábado, 30, em Uberlândia, no triângulo mineiro. Acontecerão as disputas de atletismo e halterofilismo e, ao todo, 154 atletas estão inscritos.  
Os grandes destaques ficam por conta do halterofilismo com Lara Lima, que participou dos Jogos de Tóquio 2020 e foi recém-convocada para o Campeonato Mundial da modalidade.  

Mais em Paralimpíada Todo Dia