Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

‘Jessyborg’ estreia no esporte paralímpico e fatura duas medalhas no Meeting

Jovem de 16 anos, faturou um ouro e uma prata os 50m livre e 50m costas, respectivamente.

Jéssica Oliveira - Meeting Paralímpico
Alexandre Loureiro/Exemplus/CPB

A nadadora Jéssica Oliveira, da classe S2, estreou no esporte paralímpico no Meeting Paralímpico Loterias Caixa no Rio de Janeiro neste sábado (16), no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). A jovem de 16 anos, faturou um ouro e uma prata os 50m livre e 50m costas, respectivamente.

+ Ádria Santos lança instituto para levar esporte à crianças carentes e com deficiência

Ao todo, 165 atletas (88 do atletismo e 77 da natação) de 20 clubes, do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, participarão das competições que têm caráter regional. 

Ciborgue

Jéssica, também conhecida como Jessyborg no Instagram (que conta com mais de 29 mil seguidores), teve meningite meningocócica aos 10 anos e perdeu os quatro membros (acima dos joelhos e dos cotovelos) e audição. O apelido vem da mistura de seu nome com “ciborgue”, devido as próteses que usa.

Nas redes sociais, Jéssica compartilha experiências e conhecimentos relacionados a deficiência e no ano passado teve sua primeira biografia publicada, “Jessiborg – desista de desistir”.

Ela começou no esporte paralímpico em setembro de 2019 no Clube de Regatas Vasco da Gama. Em sua estreia em competições oficiais no paradesporto, a jovem competiu os 50m livre (2min01s53) e os 50m costas (3min16s74) e faturou o ouro e a prata, respectivamente.

“Participar do Meeting foi uma experiência maravilhosa, de muito aprendizado! Só de estar aqui já é um grande avanço, me esforcei muito, acreditei muito em mim. O que eu aprendi hoje vou levar pros meus treinos. Foi minha estreia no paralímpico, já participei de outras competições convencionais, mas o paralímpico é um outro mundo, outra visão e eu estou muito feliz por isso”, declarou a nadadora.

Próximos passos

No próximo mês, Jéssica, natural do Rio de Janeiro, participará das Paralimpíadas Escolares pela equipe estadual. “Estou muito animada para as Paralimpíadas Escolares, sei que será incrível! A minha meta é entregar o meu melhor”, completou. As Paralimpíadas Escolares acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 24 a 26 de novembro, para atletas em idade estudantil de 11 a 17 anos.

Outros grandes nomes do paradesporto nacional também estarão presentes no Meeting Paralímpico: Fábio Bordignon (prata nos 100m e 200m nos Jogos Rio 2016), Tuany Barbosa (prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019), Vítor de Jesus (prata nos 200m no Mundial de atletismo em Dubai 2019), Camille Rodrigues (ouro nos 400m livre nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015) e Thomaz Matera (ouro nos 100m livre e 100m borboleta no Mundial de natação no México 2017).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Meeting Paralímpico já passou por Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Até dezembro, 16 cidades brasileiras receberão ao menos uma etapa do evento com provas de atletismo, halterofilismo e/ou natação, 

Mais em Paralimpíada Todo Dia