Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Copa Satélite de paraesgrima reúne atletas paralímpicos neste final de semana

Competição em São Paulo será a primeira desde os Jogos Paraolímpicos e reunirá as principais estrelas brasileiras da modalidade

Copa Satélite paraesgrima
(Takuma Matsushita/CPB)

A paraesgrima está de volta às competições no Brasil. A Copa Satélite, que vai ser realizada a partir desta sexta-feira (1º) no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), é o primeiro evento da modalidade a ser disputada em solo brasileiro no ano, além de ser o primeiro pós-Jogos Paralímpicos de Tóquio com a presença dos representantes do país no Japão. Além de Carminha Oliveira, Monica Santos e Vanderson Chaves, o destaque maior da competição é Jovane Guissone, medalhista de prata na Paralimpíada.

Organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima, a Copa Satélite vai acontecer até domingo (3) e é um aberto que faz parte do calendário internacional e contará com atletas de outros países em sua disputa. Para Guissone, esse é um dos atrativos da competição em São Paulo.

+ Após homenagem, medalhistas revelam que conquistas já mudaram suas vidas

“Vai ser a primeira competição depois das Paralimpíadas. Creio que vai ser legal, vai ser uma prova boa, ainda mais que vai ter atletas de fora, será uma competição forte. Eu espero fazer um bom torneio, ganhar medalhas e garantir o ranking nacional”, disse o esgrimista.

O medalhista de prata, porém, não vai para o campeonato com 100% da sua forma física. No intervalo entre a Paralimpíada e a Copa Satélite de paraesgrima, o atleta acabou sofrendo um acidente doméstico e fraturou ossos do pé, o que o forçou a fazer uma cirurgia e a ficar parado dos treinamentos por um longo tempo. Diante disso, o esgrimista pretende fazer o melhor na Copa Satélite, mas que seu objetivo é estar bem fisicamente para o Campeonato Brasileiro, que acontece na capital paulista entre 1º e 5 de dezembro deste ano.

“Pretendo estar melhor no Brasileiro do que estou agora, pois eu vou conseguir treinar legal. Agora, para a Copa, eu não consegui fazer os treinamentos adequados por conta da lesão”, contou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No primeiro dia de Copa Satélite de paraesgrima serão disputadas 14 categorias individuais: florete masculino e feminino; florete masculino A; espada feminino; espada feminino A e B; espada masculino; espada masculino B e C; sabre feminino; sabre feminino A e B; sabre masculino; e sabre masculino B.

No sábado (2), segundo dia de competição, vão às pistas outras seis categorias individuais: florete feminino A e B; flore masculino A, B e C; e sabre masculino A. Três torneios de equipes fecham o campeonato no domingo, último dia de evento: florete feminino; espada masculino e sabre feminino.

Mais em Paralimpíada Todo Dia