Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jogos Mundiais para cegos de 2023 acontecerá na Inglaterra

Sexta edição do evento acontece em Birmingham com 11 modalidades em disputa

Goalball é uma das modalidades do Jogos Mundiais para cegos (Alexandre Schneider/EXEMPLUS/CPB)

A Federação Internacional dos Esportes para Cegos (IBSA) divulgou na segunda-feira (12) que a cidade de Birmingham, na Inglaterra, será sede da edição de 2023 dos Jogos Mundiais para cegos.

A competição acontece entre os dias 18 e 27 de agosto de 2023 e contará com a presença de mais de mil atletas de 70 países na disputa de três modalidades paralímpicas e oito esportes não paralímpicos. Dentre eles estão judô, goalball, futebol de 5, xadrez, boliche, showdown, natação e tiro esportivo.

+ Melhor levantador do Francês, Thiaguinho jogará na Polônia

Esta será a sexta edição do evento que é apontada como o principal para esportistas cegos, desconsiderando os Jogos Paralímpicos. Ocorre a cada quatro anos e a última edição dos Jogos Mundiais para cegos aconteceu em 2015, na Coréia do Sul. Em 2019 a Federação acabou cancelando por não ter encontrado uma sede apta. O Brasil sediou a competição em 2007, na cidade de São Paulo.

Os Jogos Mundiais para cegos marcado para a cidade inglesa foi confirmado após um acordo da Federação dos esportes para cegos da Inglaterra, a IBSA e as autoridades locais de Birmingham.

“Estamos confiantes de que o Birmingham 2023 contribuirá para o nosso objetivo de ser o líder mundial em esportes para atletas com deficiência visual”, declarou o presidente da IBSA, Jannie Hammershoi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

De acordo com o último sendo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com uma população de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que dessas 582 mil são cegas enquanto o restante apresenta algum problema que impede a visão normal.

Mais em Paralimpíada Todo Dia