Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de parataekwondo conquista duas vagas para Tóquio

Nathan Torquato e Silvana Fernandes são campeões do torneio Pré-Olímpico na Costa Rica e se garantem na disputa dos Jogos Paralímpicos

Nathan Torquato venceu três lutas para garantir a vaga (Foto: Arquivo/Instagram)
Nathan Torquato venceu três lutas para garantir a vaga (Foto: Arquivo/Instagram)

Quem vencesse o evento qualificatório das Américas em Heredia, na Costa Rica, se garantia na disputa dos Jogos de Tóquio-2020. Nathan Torquato e Silvana Fernandes cumpriram muito bem essa meta. Nesta terça-feira (10), os lutadores brasileiros conquistaram a medalha de ouro da disputa e conseguiram mais duas vagas para o Parataekwondo brasileiro.

Na categoria até 61 kg da classe K44 (para atletas amputados de braço), Nathan Torquato entrou na disputa direto nas quartas de final e venceu Jorge Enrique Moreno, da Colômbia. Na semifinal, o brasileiro encarou Geraldo Castro, da República Dominicana, e atropelou adversário por 80 a 20.

E na grande decisão Nathan lutou contra o cubano Yandry Dreke e venceu por 36 a 17. Junto com a medalha de ouro, o lutador de 19 anos se garantiu em sua primeira Paralímpiada.

https://www.instagram.com/p/B9kvOcdhQ8o/?utm_source=ig_web_copy_link

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Pela categoria até 58 kg, uma única luta foi realizada. Silvana Fernandes, de 20 anos, estreou já na final contra a jamaicana Shauna Kay e venceu por 28 a 11. Em Tóquio, a brasileira também fará sua estreia em Jogos Paralímpicos.

Já Bruno Mota, que também buscava a classificação, caiu logo na primeira luta da categoria até 75 kg e deu adeus ao sonho de ir a Tóquio. O brasileiro foi derrotado pelo argentino Eduardo Samorano nas quartas de final.

Três representantes

Com as vagas de Nathan Torquato e Silvana Fernandes, o Brasil garante três representantes do Parataekwondo em Tóquio. A paulista Débora Menenzes já havia conquistado a primeira a vaga brasileira da modalidade pelo ranking paralímpico da Federação Internacional – World Taekwondo. A atleta iniciou a temporada 2020 com a segunda colocação no ranking da categoria acima de 58 quilos, da classe K44.

O parataekwondo fará sua estreia no programa paralímpico na capital japonesa e apenas atletas das categorias K43 e K44 – para atletas com comprometimento no membro superior – poderão participar.

Mais em Paralimpíada Todo Dia