Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Após título inédito, João Lucas participa de Camping Escolar

Primeiro atleta brasileiro a sagrar-se campeão do Cruyff Foundation Junior Masters, o tenista João Lucas Takaki, de 16 anos, participa do Camping Escolar Paralímpico no Centro de Treinamento, em São Paulo. Confira!

Comitê Paralímpico Brasileiro

O Camping Escolar Paralímpico reúne no Centro de Treinamento, em São Paulo, 101 jovens atletas destaques nas Paralimpíadas Escolares 2018. Um desses atletas é o tenista João Lucas Takaki, de 16 anos, terceiro do ranking mundial júnior da modalidade. Ao todo, 21 Estados e o Distrito Federal possuem representantes no Camping, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que proporciona aos atletas uma rotina de um competidor de alto rendimento.

Antes de chegar ao Camping, o paulista João tornou-se o primeiro atleta brasileiro a sagrar-se campeão do Cruyff Foundation Junior Masters. Ele levou o título de duplas, ao lado do turco Emirhan Toper, no último fim de semana, 27, em Tarbes, na França. O torneio, realizado em paralelo aos últimos dias do tradicional Les Petits As, reuniu os oito principais tenistas do Tênis em Cadeira de Rodas do ranking juvenil da ITF no masculino e as quatro melhores colocadas no feminino.

“Foi uma experiência sensacional! A final foi na quadra central e tinha bastante gente na arquibancada. O torneio foi perfeito, com toda estrutura completa”, comentou o João, que nasceu com um tumor que comprimiu a coluna e o deixou paraplégico.

Nas Escolares de 2018, João faturou bronze nas duplas, ouro em simples, conquistas que lhe renderam o convite para participar da segunda edição do Camping Escolar.

“Acho muito importante conviver com outros atletas, a troca de experiência é muito interessante. O Rafael é o técnico da Seleção e está ajustando muitas coisas para evoluir nosso treinamento e levaremos isso para os nossos clubes após esta semana aqui no CT”, disse o estudante do segundo ano do Ensino Médio.

O paulistano nasceu com um neuroblastoma, um tipo de câncer infantil, na coluna vertebral, que comprimiu sua medula nas vértebras T11 e T12 deixando-o paraplégico. João sempre praticou esportes. Quando tinha oito anos, sua mãe Adriana abriu uma ONG de esporte adaptado. Além da carreira de atleta, João já se aventurou no meio artístico e interpretou o personagem Tom na novela Carrossel.

As atividades no Camping Escolar seguem até a próxima terça-feira (05), no CT Paralímpico. Nesta edição do projeto, há treinos das 11 modalidades disputadas na competição nacional. Durante os nove dias do Camping, os jovens passarão por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com técnicos do CPB.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia