Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rumo a Tóquio 2020, Londres sediará Mundial de Maratonas

Londres, no Reino Unido, receberá o Campeonato Mundial Paralímpico de Maratonas de 2019 e distribuirá vagas para Tóquio 2020

Divulgação/CPB

Londres, no Reino Unido, receberá o Campeonato Mundial Paralímpico de Maratonas de 2019. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 31, pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). A competição ocorrerá no dia 28 de abril, simultaneamente à Maratona de Londres convencional.

Esta será a segunda vez que o evento acontecerá na capital britânica, a exemplo do que aconteceu em 2015. Na ocasião, três recordes mundiais caíram pelas ruas de Londres.

Serão cinco eventos valendo medalha no Campeonato Mundial de Maratonas de 2019 – o programa é idêntico ao dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Haverá competições masculina e feminina nas classes T12 (para atletas T11 e T12) e T54 (T52/53/54), e masculina na classe T46 (T45/46).

Vale ressaltar que os quatro atletas mais bem colocados em cada classe garantem uma vaga a Tóquio 2020 a seu respectivo país. Essa é a primeira oportunidade de obtenção de classificação aos Jogos nas maratonas.

“Londres tem recebido eventos de atletismo paralímpico há mais de duas décadas e estamos muito animados de ter o Mundial de Maratonas novamente na cidade, após o sucesso da edição de 2015, com mais de cem partipantes”, disse Haozhe Gao, líder do World Para Athletics – órgão que administra o atletismo paralímpico mundial.

Cada país poderá inscrever no máximo seis atletas em cada evento, e cada competidor precisa atingir um índice mínimo qualificatório para tornar-se apto a entrar na prova.

Mais em Paralimpíada Todo Dia