Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

AGAFUC-RS é tricampeã brasileira de Futebol de 5

Associação gaúcha levou o campeonato nacional pela terceira vez em disputa no Centro de Treinamento Paralímpico neste domingo

Daniel Zappe/CPB

Tricampeão! A Associação Gaúcha de Futebol para Cegos (AGAFUC-RS) conquistou o terceiro título brasileiro da sua história. Neste domingo (11) a equipe derrotou o Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC-MA) pelo placar de 5 a 0. Nonato marcou três gols para os gaúchos e Ricardinho e Tiago fecharam o placar. A partoda foi disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O jogo

Quando a bola rolou para o início do jogo o que se viu em quadra foi uma AGAFUC-RS disposta a ser campeã. O ímpeto dos gaúchos logo fizeram com que a equipe abrisse o placar com Tiago Paraná. Não demorou muito e Nonato ampliou o marcador com um chute colocado, tirando do goleiro Daniel.

As duas equipes voltaram para a segunda etapa e o time de Canoas não tirou o pé do acelerador. Em mais uma boa jogada de Nonato, o camisa 11 fez 3 a 0. Com o placar elástico, não seria possível o melhor do mundo passar em branco. E lance após cobrança de falta, Ricardinho mandou uma bomba no alto e marcou o quarto. A vantagem deixou os gaúchos com as duas mãos na taça, e quando jogo seguia para o fim, Nonato fez 5 a 0, e de quebra, assumiu a liderança isolada da artilharia com oito gols.

Os gaúchos conquistaram todas as três competições que disputaram. A tríplice coroa foi garantida com os títulos da Super Copa, do Regional e da Copa. Para o ano que vem, o técnico Rafael Astrada revelou que a equipe está pronta para os próximos desafios e já renovou com os patrocinadores e os atletas campeões.

“É a competição mais importante do ano e conseguimos fechar com chave de ouro. Conseguimos a tríplice coroa, vamos continuar o trabalho, antes do campeonato já havíamos conseguido fechar com todos os patrocinadores para 2019, todos os atletas renovados com a AGAFUC-RS. E acho que hoje demos um espetáculo para o Brasil inteiro, o placar foi relevante pela atuação da equipe”, vibrou o técnico Rafael Astrada.

Bronze para Campina Grande

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI-PB) superou a URECE Esporte e Culta para Cegos (RJ). A vitória veio nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. Um dos heróis da campanha foi o goleiro Matheus, eleito o melhor da posição no campeonato.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia