Siga o OTD

Canal Lukas Kenji

Em vídeo: Bruna Wurts, campeã do Pan-americanos em Lima

Bruna Wurts

Campeã de patinação artística sonha que a modalidade entre para o calendário olímpico

Não é preciso fazer uma pesquisa aprofundada para encontrar vídeos de Bruna Wurts praticando a patinação artística ainda criança. Reportagens de 10 anos atrás apontavam a carioca como talento prodígio. Acertaram. Aos 18, ela tornou-se a primeira brasileira campeã pan-americana ao vencer os jogos de Lima 2019.

A conquista de Bruna foi repleta de nuances. Começou com uma apresentação longe da perfeição na fase qualificatória, mas que viralizou no Brasil por trazer uma interpretação da música Vogue, de Madonna.

Já a final ganhou em emoção. O pai de Bruna, Eric Wurts, apareceu no ginásio de surpresa, e não escondeu as lágrimas diante da vitória da filha, que desbancou a argentina Giselle Soler, então favorita ao ouro.

Bruna falou sobre todos esses assuntos em um breve tempo em que passou por São Paulo – ela mora em Barcelona, na Espanha, país de elite da patinação artística. Tem como espécie de guru, o maior nome da modalidade no Brasil, o gaúcho Marcel Stürmer. Ele é tetracampeão pan-americano, ouro no World Games, e tem ainda duas pratas e dois bronzes em mundiais.

Marcel também estava presente durante a entrevista, mas deixou o protagonismo para Bruna, que já virou a maior referência da patinação para o Brasil. Embora esteja feliz com a conquista recente, ela não esconde o desejo de que a modalidade vire um esporte olímpico. Até o momento, somente a patinação no gelo faz parte do calendário do COI (Comitê Olímpico Internacional).

“Eu até tatuaria na testa: ‘Sou uma atleta olímpica’”, brincou Bruna. Ela não afirmou que mudaria para a disputa no gelo, mas disse que a adaptação não seria problema. Por outro lado, ela prefere acreditar que sua modalidade atual possa se desenvolver a ponto de ser selecionada para uma Olimpíada. “Já estão sendo feitas mudanças em sistemas de regulamento e julgamento (da patinação artística) para diminuir divergências e ficar mais próximos do sistema da patinação no gelo. Então, eu  tenho fé de que a patinação vire um esporte olímpico”, exaltou.

A próxima competição de Bruna só será realizada no começo de 2020. Nos dias 4 e 5 de dezembro, ela fará apresentações em um espetáculo que será realizado em Porto Alegre (RS). Chamado de Zbura, a atração conta com outros atletas da patinação artística, incluindo Marcel Stürmer.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Canal Lukas Kenji