Siga o OTD

Os Olímpicos

Dia 0 – Com muita beleza e tecnologia, Pequim abre os Jogos

(Getty Images/2022)

Antes da simples, mas belíssima Cerimônia de Abertura no estádio Ninho de Pássaro, tivemos disputas em três modalidade, com mais partidas das duplas mistas do curling, dois jogos de hóquei feminino e as etapas iniciais da disputa por equipes da patinação artística.

Foi uma cerimônia sem pompa, se comparada à de Pequim-2008, mas com muita beleza, simplicidade e abusando da tecnologia das projeções no solo do estádio. Já de olho no futuro, a China celebrou a infância e os jovens e colocou dois atletas bem novos para acender a pira (que não chega a ser uma pira como conhecemos): a atleta Dinigeer Yilamujiang, do cross-country, e o primeiro chinês a se classificar para o combinado nórdico, Zhao Jiawen.

Patinação Artística

Começou a prova por equipes, com três etapas, ainda nos programas curtos. No masculino, Nathan Chen marcou 111,71 pontos contra 105,46 de Shoma Uno e os Estados Unidos começaram na frente com 10 pontos contra 9 do Japão. O russo Mark Kondratiuk fez 95,81 e ficou em 3º lugar.

Na sequência a dança rítmica que novamente teve Estados Unidos na frente com Madison Hubbell e Zachary Donohue com 86,56, com os russos Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov logo atrás com 85,05. No encerramento do dia, a dupla chinesa Sui Wenjing e Han Cong foram os melhores no programa curto dos pares com 82,83, batendo a melhor marca do mundo, que era 81,58. Os russos Anastasia Mishina e Aleksandr Galliamov tiraram 82,64 e ficaram muito pouco atrás dos chineses.

Após essas três etapas, os Estados Unidos lideram com 28 pontos, seguidos da Rússia com 26, China com 21 e do Japão com 20. Briga entre americanos e russos vai pegar após o programa curto feminino e o longo masculino neste sábado.

Curling

Mais sete jogos nesta sexta-feira e a Itália vem surpreendendo. Stefania Constantini e Amos Mosaner venceram a Noruega por 11-8 e a Tchéquia por 10-2 e são a única dupla invicta, com 4 vitórias em 4 jogos.

O Canadá também conseguiu duas vitórias no dia, com 7-5 sobre a dupla da Suíça e 8-6 sobre a China, chegando a 3 vitórias no torneio, empatada com a Grã-Bretanha, que venceu sua 3ª com 9-8 sobre a Austrália. A Suécia também tem 3 vitórias, mais com 5 jogos. Derrotou a Austrália por 7-6, mas perdeu de 8-7 para os Estados Unidos. China, Tchéquia e EUA com 2 vitórias estão empatadas em 5º lugar. Apenas 4 duplas avançam pras semifinais.

Hóquei no Gelo

Pelo Grupo A do hóquei feminino, a Rússia venceu na sua estreia a Suíça por 5-2, com 3 gols de Polina Bolgareva, por enquanto a artilheira dos Jogos. Segunda derrota das suíças no torneio. Pelo Grupo B, o mais fraco, a China se recuperou da derrota na estreia e venceu a Dinamarca por 3-1. Faltando um minuto pro fim, o jogo estava empatado em 1-1. China, que começou perdendo de 1-0, virou faltando 50s pro final e abriu 18 segundos depois.

Os Jogos começam “de verdade” nesta sexta-feira à noite, horário brasileiro, com as 6 primeiras finais. A primeira medalha sairá por volta das 5:30 da manhã, no skiathlon feminino do cross-country.

Mais em Os Olímpicos