Siga o OTD

Handebol

Suécia e Dinamarca disputarão o título mundial neste domingo

Suécia vence a temida França e Dinamarca passa pela Espanha nas semifinais

Dois grandes duelos europeus marcaram as semifinais do Mundial masculino de Handebol nesta sexta-feira.

A Suécia fez um jogo absolutamente perfeito para vencer a França, que buscava o 5º título mundial em 7 edições. Foi um início de jogo arrebatador dos suecos que não erraram nenhum chute ao gol nos 25 minutos iniciais. Com 10min de jogo, a Suécia tinha 6-4, mas a França logo virou pra 7-6, só que os suecos contavam com os ataques fortíssimos de Jonathan Carlsbogard e com a enorme eficiência de Hampus Wanne na ponta e virou para 10-7. O primeiro tempo seguiu até a vitória parcial sueca por 16-13.

No início do 2º tempo, a França encostou com 17-16, mas Wanne marcou dois seguidos numa sequência de três e a Suécia abriu para 20-16. O ataque francês nem de longe tinha a mesma eficiência dos jogos anteriores e a equipe não ameaçou mais a Suécia, que teve um aproveitamento espetacular de 86% nos ataques contra um fraco 59% francês. O mesmo acontecia com os goleiros. Andreas Palicka defendeu 11 bolas no lado sueco enquanto os dois franceses só seguraram 4 ataques. Com esses números somados aos 11 gols de Hampus Wanne (4º maior artilheiro do Mundial com 48), a Suécia venceu por 32-26 para chegar a decisão mundial pela 8ª vez. O último título sueco foi em 1999, quando o Mundial também foi disputado no Egito.

Dinamarca comemora vitória sobre a Espanha

Não seria uma missão fácil pra Espanha vencer a atual campeã olímpica e mundial Dinamarca, melhor ataque da competição até aqui, com 247 gols. Mikkel Hansen teve um início de mundial discreto, mas neste jogo ele mostrou tudo o que sabe para dar a vitória a Dinamarca, que em nenhuma momento ficou atrás do placar. Os dinamarqueses abriram 2-0 e, após gols alternados, marcaram 3 seguidos no meio do 1º tempo para abrir 11-7. A Espanha vinha perto, mas os irmãos Alex e Daniel Dejshebaev até tentavam, mas não conseguiam virar o placar, que terminou com 18-16 para a Dinamarca no 1º tempo.

Daniel Dejshebaev e Adrian Figueras ajudaram a Espanha a diminuir a diferença, que chegou a cair para apenas 1 com 26-25 para a Dinamarca e seguiu gol a gol até 30-29, mas uma boa sequência nórdica colocou a Dinamarca com 4 na frente com 33-29. Nos 5 minutos finais, a Espanha apertou bem e colou no 34-33, mas Lasse Svan marcou no minuto final e, com 35-33, a Dinamarca garantiu sua 2ª final de mundial seguida.

No domingo, Espanha e França disputarão o bronze enquanto Suécia e Dinamarca farão a final nórdica.

Mais em Handebol