Siga o OTD

Olimpíada

COB aprova novo formato dos Jogos Escolares da Juventude

Natal (RN) receberá a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em novembro, com participação de cerca de 6 mil atletas brasileiros e de uma delegação do Japão.

COB aprova novo formato dos Jogos Escolares da Juventude
Wander Roberto/Exemplus/COB

A terceira e última etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude foi encerrada neste domingo (30), em Joinville (SC), com sucesso. Nas últimas três semanas, uma caravana do Comitê Olímpico do Brasil (COB) passou por Natal, Manaus (AM) e Joinville (SC), sedes das três etapas regionais do novo formato dos Jogos Escolares.

Ao final das três competições, 96 equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei, todas no masculino e no feminino, e em duas categorias de idade (12 a 14 e 15 a 17 anos), conquistaram a classificação para a etapa nacional da maior competição escolar do país, que será realizada entre 12 e 25 de novembro, em Natal (RN). A etapa nacional vai contar ainda com uma delegação convidada do Japão.

Participaram das três etapas regionais escolas representantes dos 27 estados do país. “As etapas regionais foram um sucesso tanto de participação quanto de operação. Estamos muito felizes com a mudança de formato, que gera otimização de recursos e possibilita que mais cidades possam receber o evento, aumentando ainda mais a abrangência da competição. Tivemos ótimos retorno das delegações”, disse André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares.

Faltam 42 dias para os mais de 6 mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e uma delegação do Japão, entrarem em ação. A etapa nacional, também organizada pelo COB, deverá ultrapassar os 5.633 atletas que disputaram os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Além dos eventos esportivos, uma gama de atrações culturais e educativas farão parte do evento. O Centro de Convivência, em Ponta Negra, vai receber pela primeira vez atletas das duas categorias de idade – 12 a 14 anos e 15 a 17.

A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa. Além das quatro coletivas, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling completam a programação esportiva.

“A expectativa para a etapa nacional é muito boa. O COB, o governo do Rio Grande do Norte e os estados participantes estão se preparando para entregar um excelente evento, que, sem dúvida oportunizará vivências inesquecíveis à juventude esportiva Brasileira”, disse André Mattos, comemorando a participação de uma delegação japonesa no evento. “A delegação japonesa contará com 23 pessoas, entre atletas, treinadores e oficiais de quatro cidades que irão receber os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Hamamatsu, Sagamihara, Saitamanisa e Chuo”, completou André.

A parceria entre os dois Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) do Brasil e do Japão se mostrou um sucesso no ano passado, quando quatro atletas japoneses da natação e dois do atletismo disputaram a etapa de Brasília dos Jogos Escolares.

Celeiro de talentos para o esporte nacional, os Jogos Escolares vêm a cada ano contribuindo mais e mais com as delegações multiesportivas organizadas pelo COB em competições internacionais. Nomes como Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. A partir do próximo dia 6, na Argentina, o Time Brasil será representado por 79 atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Destes, 33 competiram nos Jogos Escolares entre 59 possíveis em 11 modalidades.

Mais em Olimpíada