Siga o OTD

Olimpíada

COB investe na preservação da ética e integridade da entidade

Divulgação/COB

Compliance Officer atuará como o braço executivo do Conselho de Ética e será responsável por gerenciar o Canal de Ouvidoria do COB

Dando continuidade ao processo de modernização de sua estrutura interna, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) contratou um advogado para a função de Líder de Conformidade (Compliance Officer). William Evangelista da Silva se reportará diretamente ao Comitê de Conformidade do Conselho de Ética do COB e será responsável por gerenciar o Canal de Ouvidoria e Ética da entidade, aberto em maio de 2018.

“Seguimos aprimorando a gestão do COB. A chegada do Líder de Conformidade só reforça os compromissos de transparência firmados quando assumi a Presidência do COB. Essa é uma iniciativa inovadora dentro do ambiente esportivo e tenho certeza de que será muito benéfica para o esporte nacional”, comentou Paulo Wanderley, presidente do COB.

O Canal de Ouvidoria e Ética do COB é uma ferramenta de comunicação segura para relatos de denúncias, reclamações, sugestões e elogios, que permite a coleta e tratamento de informações relatadas por colaboradores, terceiros, clientes ou fornecedores sobre desvio de conduta ética e prática de ilícitos.

William Evangelista da Silva possui experiência em implantação e gestão do programa de Compliance de empresas no segmento de Infraestrutura e de Iluminação Pública. Seu currículo ainda traz passagens por empresas como Vale S/A, Citelum Groupe EDF, Concessionária Porto Novo S/A e Embratel S/A.

“A implantação de um programa de Compliance efetivo e eficaz demonstra o quanto COB está preocupado com o agir ético e com a transparência, tanto em sua esfera administrativa quanto no ambiente esportivo. Esse tipo de iniciativa mostra que o COB está no caminho certo e disposto a combater toda e qualquer irregularidade dentro da sua área de atuação e controle”, afirma William. “A importância do setor dentro da estrutura de uma organização esportiva não está somente em contentar as exigências legais e regulamentares, mas também agregar e estimular o desenvolvimento dos padrões de integridade e ética”, completou o advogado.

O processo de seleção para a contratação do Líder de Conformidade foi realizado em três fases, sendo a entrevista do Conselho de Ética a última. O Conselho aprovou a escolha do profissional após realizar uma sabatina. O Líder de Conformidade atuará como o braço executivo do Conselho de Ética do COB.

“Esse é um passo importante na questão da transparência dentro do Comitê Olímpico do Brasil. Isso porque o Líder de Conformidade tem a função de contribuir para a manutenção e preservação da cultura ética e de integridade da entidade”, afirmou Alberto Murray, presidente do Conselho de Ética do COB.

O Conselho de Ética, criado no início da gestão do presidente Paulo Wanderley no COB, é formado por por cinco membros eleitos no dia 23 de março de 2018: Alberto Murray, Caputo Bastos, Ney Bello, Bernardino Santi e Sami Arap.

Mais em Olimpíada