Siga o OTD

Olimpíada

Atletas do Japão abrem mão da Olimpíada após adiamento

Risa Shinnabe, Manami Fujioka e Kenki Fukuoka não estarão em Tóquio no próximo ano

Atletas do Japão abrem mão do sonho olímpico após adiamento
Risa Shinnabe se aposentou após o adiamento da Olimpíada (FIVB)

A maior parte dos atletas olímpicos viram o adiamento da Olimpíada de Tóquio para 2021 como positiva. Por conta da pandemia do coronavírus, não existia segurança sanitárias para que o evento fosse realizado. Contudo, Risa Shinnabe, Manami Fujioka e Kenki Fukuoka, atletas do Japão, decidiram por abrir mão do sonho olímpico após a decisão. 

Medalha de bronze com a seleção feminina de vôlei em Londres-2012, Risa Shinnabe optou pela aposentadoria após o adiamento. Aos 30 anos, a levantadora enfrentava problemas em sua mão direita nas últimas temporadas e planejava a aposentadoria após a Olimpíada de Tóquio. 

+ Martine e Kahena estão entre as favoritas ao ouro em Tóquio

Com o adiamento por conta do coronavírus, Shinnabe optou por não seguir com sua carreira. “Eu pensei que seria um pouco difícil para mim jogar, assim como eu esperava contribuir com a equipe daqui a um ano. Esse ano, para mim, pareceu muito longe”.

Em abril, após o adiamento da Olimpíada, Shinnabe passou por uma cirurgia na mão, para tentar corrigir o problema. Apesar disso, a atleta seguia com a ideia de estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “Eu faria o possível para tentar ser um dos 12 jogadores da lista. 

Baixa no basquete

Outra atleta que também abriu mão do sonho olímpico em Tóquio foi Manami Fujioka. A armadora teve um ciclo com algumas lesões sérias. Após o encerramento da temporada 2019/2020, por conta do coronavírus, a atleta decidiu que era o momento de parar. 

+ Em um ano, Fratus vai em busca do sonho que escapou por 0s02

“Quando soube que as Olimpíadas foram adiadas, fiquei tipo ‘Ah, tudo bem'”, disse Fujioka. “Eu não era um jogadora que estava se divertindo jogando e estava empolgado por estar em quadra”.

Manami Fujioka
Aos 26 anos armadora se aposentou (DIvulgação FIBA)

Aos 26 anos, Manami Fujioka sabe que uma Olimpíada é o objetivo de todos os atletas. Mesmo descartando sua participação nos Jogos do Japão, a armadora não descarta voltar para 2024. “Esse era o objetivo que eu mais queria alcançar, disputar as Olimpíadas de Tóquio. Faltam três anos para Paris e, embora eu esteja associado ao esporte como treinador, existe a possibilidade de ter pensamentos diferentes de diferentes ângulos”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Fujioka decidiu seguir como assistente técnica da equipe feminina da Chiba Eiwa High School, após o anúncio de sua aposentadoria. 

Opção pela medicina

Kenki Fukuoka optou por seguir o caminho da família. Após o adiamento dos Jogos Olímpicos, o atleta da seleção japonesa de rúgbi seven decidiu seguir pelos estudos e fazer medicina. 

+ A um ano dos Jogos, Brasil sonha com final inédita nos 100 m

Vindo de uma família de médicos, Fukuoka, de 27 anos, optou por deixar de buscar o sonho de conquistar uma medalha olímpica para ir para a faculdade de medicina. “Quando tive que tomar grandes decisões ao longo da minha vida, sempre escolhi caminhos dos quais não me arrependeria. Então não tive dificuldade em aceitar a decisão que tomei. Agora que vou ficar de fora da equipe nas Olimpíadas de Tóquio, gostaria de torcer pelo time”. 

Kenki Fukuoka
Kenki Fukuoka (ao centro) se aposentou da seleção japonesa (Divulgação World Rugby)

Com a pandemia do coronavírus, o atleta viu parte da sua família trabalhar na linha de frente e se inspirou mais para seguir o sonho. “Isso meio que me fez pensar que queria seguir minha carreira na medicina ainda mais porque queria ajudar o máximo possível (sendo médico) quando temos uma situação como o coronavírus (pandemia)”. 

Mais em Olimpíada