Siga o OTD

Olimpíada

Criador da mascote Misha morre em Moscou aos 84 anos

Viktor Chizhiko desenhou a ursinha que emocionou o mundo ao “chorar” na cerimônia de encerramento de Moscou-1980

Mascote Misha - Moscou 1980 história dos boicotes nos jogos olímpicos
Crianças com a fantasia da mascote Misha em Moscou-1980 (Foto: COI)

O ilustrador russo Viktor Chizhiko, criador da Misha, a mascote da Olimpíada de Moscou-1980, morreu nesta segunda-feira (20) aos 84 anos, segundo uma editora de livros infantis do país.

Chizhikov era ilustrador de livros infantis e ficou conhecido justamente após ter criado Misha, um urso marrom com um cinto nas cores dos cinco aneis olímpicos.

+A Olimpíada de Moscou é inesquecível, apesar do boicote

Segundo o site do COI (Comitê Olímpico Internacional), um grupo de artistas produziu 60 versões do mascote de Moscou-1980. Mas o urso de Chizhikov foi o escolhido.

Na cerimônia de encerramento de Moscou-1980, um grande mosaico da mascote Misha nas arquibancadas do estádio mostrou uma lágrima escorrendo pelo rosto do urso. E a imagem entrou, então, para a história das Olimpíadas.

Ursinho Misha chora na cerimônia de encerramento (Reprodução)

Moscou-1980 foi marcado pela Guerra Fria. Os Estados Unidos lideraram um boicote para protestar contra a invasão soviética no Afeganistão e juntaram-se a outros 60 países. A Olimpíada teve, assim, a presença de apenas 80 países e 5.259 atletas, o menor número de participantes desde a edição de Melbourne-1956.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em retaliação, a União Soviética e a maioria de seus aliados do bloco oriental boicotaram, assim, os Jogos Olímpicos em Los Angeles quatro anos depois.

Mais em Olimpíada