Siga o OTD

Olimpíada

Eventos esportivos podem voltar a partir de 27 de julho em São Paulo

Secretário estadual afirma que liberação depende da permanência por pelo menos quatro semanas na chamada fase amarela do plano de retomada das atividades

coronavírus eventos esportivos data da volta são paulo
(Zappe/MPIX/CPB/arquivo)

O secretário de Esportes do estado de São Paulo, Aildo Ferreira, afirmou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (3), que a data da volta de eventos esportivos será liberada em regiões que passarem ao menos quatro semanas na fase amarela do Plano São Paulo. A informação é da “Agência Brasil”.

O plano consiste na reabertura gradual de atividades econômicas no território paulista, em cinco etapas, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A amarela é a terceira delas.

O cenário é reavaliado a cada 14 dias. Portanto, o referencial das quatro semanas é a atualização mais recente, divulgada no último dia 29. “Ou seja, a partir do próximo dia 27 [de julho], havendo o enquadramento da localidade, é permitido e é possível o evento esportivo acontecer”, resumiu Ferreira. A nova revisão será na próxima sexta (10).

O anúncio mantém a expectativa dos clubes da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Paulista de retomar o torneio entre o fim de julho, em um cenário mais otimista, e o início de agosto. Os times foram liberados pelo governo do estado de Sao Paulo a reiniciar os treinos com bola na última quarta (1º), seguindo um protocolo desenvolvido pelos médicos das equipes e a Federação Paulista (FPF), adaptado para atender às exigências do Centro de Contingência do Coronavírus, em São Paulo.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vermelho, amarelo e larajna

Por enquanto, só a cidade de São Paulo e parte da região metropolitana da capital estão na fase amarela. O resto do estado ainda se divide entre as etapas vermelha (a primeira, de alerta máximo, com liberação apenas de serviços essenciais) e laranja (segunda etapa, que autoriza os clubes a retomarem os treinos). Por exemplo, como o município de Ribeirão Preto está na fase vermelha, o Botafogo não poderá ter a data da volta das atividades por lá, apenas em outra cidade.

+ Roland Garros terá torcida; venda de ingresso começa dia 9

Já sobre eventos esportivos de outras modalidades, o secretário-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, disse que “por analogia ao que foi deliberado para o futebol, todos os treinos individuais estão liberados, para os atletas, em qualquer atividade”. Segundo ele, a utilização de máscaras só poderá ser dispensada durante a prática de esportes de alto impacto. “Fora esse momento, ele deve usar a máscara. A recomendação de evitar o uso de vestiários continua presente. Se possível, ele deve chegar pronto ao treinamento e, saindo dali, direto para a residência”, concluiu.

Mais em Olimpíada