Siga o OTD

Olimpíada

Ovo de chocolate é bom, mas é o “normal” que ajuda os atletas

Nesse domingo de páscoa, o Olimpíada Todo o Dia fala um pouco sobre um dos mais importantes alimentos na vida dos atletas

A importância do consumo do ovo para os atletas de alto rendimento

Nesse domingo de Páscoa, nada mais justo do que prestar uma homenagem ao alimento mais associado ao feriado e que está presente na vida de grande parte da dieta dos atletas: o ovo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Não estamos falando dos ovos de chocolate, é claro, mas sim do zigoto dos animais do ponto de vista da biologia, muito importante na dieta dos atletas por ser uma fonte riquíssima de nutrientes e vitaminas.

“O ovo se encaixa bem em todos os esportes, desde os aeróbicos até os anaeróbicos. Nos aeróbicos, como corrida, ciclismo, natação, faz aumentar consideravelmente os radicais livres, o que ajuda a melhorar a imunidade, memória e cérebro,” explica a nutricionista Thais Valenzuela.

Muito conceituado hoje em dia, o ovo foi por muito tempo visto como um vilão. Pensava-se, erroneamente, que o alimento elevava as taxas de colesterol e era um inimigo do coração. Estudos recentes comprovaram que os ovos não têm nenhuma ligação com o aumento da incidência de doenças cardiovasculares.

Segundo a nutricionista, o ovo possui diversas importâncias aos atletas.

  • é um alimentos completo em nutrientes
  • fortalece o sistema imunológico
  • por conta da quantidade de proteínas que possui, é fundamental na construção muscular, formação de células e reparação de tecidos (lesão, inflamação)
  • possui coluna que atua na memória e no cérebro
  • é antioxidante por conter vitamina A e E e o atleta de alto rendimento produz muitos radicais livres vindo do estresse do exercício

“O ovo é o segundo melhor alimento em relação a nutrientes, perdendo apenas para o leite materno. Cada unidade possui sete gramas de proteína, sendo 4g na clara e 3g na gema. Possui ainda vitamina D, A, E, K e B, além de muitas outras,” destaca a nutricionista.

Nesse domingo de Páscoa, o consumo de ovos de chocolate para os atletas está liberado. Mas a partir de segunda (13), já volta a dieta e o consumo do ovo “normal”, seja ele frito, cozido ou mexido, na busca por uma vida mais saudável e por uma melhor performance.

Mais em Olimpíada