Siga o OTD

Olimpíada

Minha história nos Jogos Escolares: Thiaguinho, levantador

Thiaguinho participou das edições de 2005 e 2006 dos Jogos Escolares e mantém contato até hoje com os companheiros de equipe

Minha história nos Jogos Escolares: Thiaguinho, levantador do Brasil
Alexandre Loureiro/COB

Em 2019, os Jogos Escolares da Juventude chegam à 15ª edição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil. Maior competição estudantil do país, reunindo cerca de 5 mil participantes, o evento é conhecido por revelar grandes talentos para o esporte nacional.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

É o caso de Thiago Pontes Veloso, 26, levantador do Sesc Rio e da seleção brasileira de vôlei. Natural de João Pessoa (PB), Thiaguinho disputou duas edições dos Jogos Escolares: Brasília 2005 e Poços de Caldas 2006. Hoje, tem no currículo duas medalhas em Jogos Pan-americanos – prata em Toronto 2015 e bronze em Lima 2019 –, além de um título mundial sub-23, em Uberlândia (MG).

Em depoimento concedido no Centro de Desenvolvimento de Vôlei (CDV), em Saquarema (RJ), Thiaguinho contou a sua história nos Jogos Escolares:

“Meus primeiros Jogos Escolares foram em Brasília 2005. Sou paraibano, mas morava em Pernambuco e joguei pelo Colégio CEG. Naquela edição, ficamos em segundo lugar, atrás do Rio de Janeiro. Tinha só 12 anos, mas enfrentava meninos de 14. E, quando jogava com os mais velhos, já ficava de levantador. Foi a minha primeira competição nacional, a primeira viagem para disputar um campeonato de vôlei e a primeira vez que entrei num avião. Então, marcou a minha carreira.

Lembro que o nosso time tinha o Ary Nóbrega, ponteiro que jogou comigo no Sesc e defendeu a seleção brasileira. Enfrentei também outros meninos que se tornaram profissionais, como o Xuxa, levantador do Botafogo. E joguei na mesma equipe do meu irmão, Roberto.

Em 2006, fui com o mesmo colégio a Poços de Caldas, e terminamos em terceiro. Tenho muitas lembranças dos Jogos Escolares: os encontros no hotel com a delegação de Pernambuco, a troca de experiências com pessoas de outros estados e as amizades que fiz. Mantenho contato com todo mundo daqueles times. Temos um grupo no Whatsapp chamado ‘Galera do Vôlei’.

Nos estados em que morei, Paraíba e Pernambuco, o campeonato mais importante de base são os Jogos Escolares. Ser campeão pernambucano, na verdade, é ter a chance de disputar essa competição.

Ser atleta sempre foi o meu sonho, mas só percebi que poderia ser a minha profissão depois dessas viagens. Passados dois anos, fiz testes em clubes de São Paulo e dei sequência à minha carreira. Atuei em todas as seleções de base, desde o infanto até o sub-23. No ano que vem, vai fazer dez anos que venho para o CT de Saquarema. Tudo isso passa muito rápido. Então, aproveitem!”

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina/Fesporte.

Mais em Olimpíada