Siga o OTD

Olimpíada

Cartola do COI diz que Rússia terá mais punições por doping

Thomas Bach COI
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Após o escândalo envolvendo doping na Rússia, o país tornou crime a “facilitação do uso de substâncias”, aumentou a verba para testes preventivos e implementou aulas obrigatórias sobre medidas antidoping. Apesar de tudo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve punir o país em competições futuras, mesmo com o presidente Vladimir Putin tendo se comprometido a “trabalhar pelos princípios do esporte limpo”.

O presidente do COI, Thomas Bach, declarou, em entrevista ao The New York Times, que os russos parecem pensar que resolvendo os problemas para o futuro, o passado será esquecido. “Não podemos nos esquecer do que houve em Sochi. Temos que deixar claro que o que houve no passado tem que ser punido”, afirmou.

O COI implementou duas comissões para estudar o caso da Rússia e o Bach tem esperanças de que o assunto seja resolvido até outubro, quando começam as competições de classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, na Coréia do Sul. “Para chegar à punição correta, temos que descobrir quão profundo o sistema de manipulação se estabeleceu”, disse Bach.

Após Grigory Rodchenkov, antigo chefe do departamento antidoping da Rússia, denunciar como o país burlava os testes de drogas, vários atletas perderam suas medalhas dos jogos de verão de 2008 e 2012. Em 2016, diversos atletas não puderam competir. Entretanto, as medalhas dos Jogos de Inverno continuam intocadas.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Olimpíada