Siga o OTD

Canal Lukas Kenji

Evento em São Paulo celebra marca de um ano para Tóquio

Aula de karatê, desafio de escalada e fotos com o mascote do Time Brasil são algumas das atrações do evento realizado neste sábado, 20, pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). As ativações celebram a marca de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio e têm como cenário o bairro da Liberdade, tradicional retiro de imigrantes japoneses em São Paulo (SP).

O evento é simbólico, uma vez que Tóquio 2020 terá início no dia 24 de julho. Ele conta com a presença de medalhistas olímpicos como Vanderlei Cordeiro Lima, bronze em Atenas 2004. “A gente tem que fortalecer a cultura do esporte no País, principalmente na base, na escola, com crianças e adolescentes. Então, é muito importante levar essas atrações para a população”, enaltece o único atleta latino-americano condecorado com a Medalha Pierre Coubertin, maior condecoração concedida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

As atividades são gratuitas e são focadas nas modalidades que estreiam nas Olimpíadas de Tóquio. São elas escalada, skate, karatê e surfe, que contou com a participação de Vanderlei. Ele recebeu uma até breve “aula” do surfista de ondas grandes Rodrigo Koxa. Já o beisebol, outra modalidade estreante no no calendário olímpico, não tem uma atividade dedicada.

Público participa de clínica de escalada

O fluxo constante de visitantes da tradicional feira da Liberdade, que oferece diversos produtos asiáticos, contribui para que diversas pessoas participassem das ativações. É o caso da advogada Malise Massimo, 50, que se aventurou na escalada esportiva. “A gente só vê esporte olímpico pela televisão, então, eventos que democratizam o esporte são importantes porque ele faz bem para a saúde e para o relacionamento com outras pessoas, faz a gente sair desse universo digital”, destaca.

O evento será realizado até às 16h e está estruturado na Rua Galvão Bueno, ao lado da estação de metrô Liberdade.

Às 14h, haverá a cerimônia do Hall da Fama com Chiaki Ishii, judoca que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, na categoria meio-pesado. Esta foi a primeira medalha olímpica do judô brasileiro. A festividade tem presenças confirmadas dos medalhistas olímpicos Tiago Camilo e Rafel Silva.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Canal Lukas Kenji