Siga o OTD

Olimpíada

Time Brasil chega em Rosário para Sul-Americano de Praia

Atletas do triatlo e do vôlei de praia são os primeiros a integrar a missão brasileira no Sul-Americano, na Argentina. Esportes estreiam já na quinta (14).

Os Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019 já começaram para o Time Brasil. Os primeiros atletas brasileiros, quatro do triatlo e outros quatro do vôlei de praia, desembarcaram nesta segunda-feira (11), na cidade argentina. As duas modalidades fazem a estreia na competição na quinta-feira, dia 14, dia da Cerimônia de Abertura do evento. As disputas acontecem até 23 de março e contam com cerca de 2.000 atletas, disputando 24 provas de 13 modalidades esportivas.

“Cheguei animada para representar bem o Brasil. Os Jogos Sul-Americanos de Praia são uma competição importante, a minha primeira da temporada, e vou dar meu melhor. O Time Brasil está nos ajudando bastante, fomos muito bem recepcionados. A cidade é muito bonita, vamos treinar nos próximos dias e conhecer um pouquinho mais. Até agora está saindo tudo perfeito”, disse a triatleta Giovana Lacerda, natural de Palmas, de 16 anos, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

“Eu não tinha jogado com a Ana Patrícia ainda numa competição desse tipo e minha expectativa é muito boa para o campeonato. Ter tudo organizado é muito importante e esses serviços oferecidos pelo COB vão nos ajudar bastante a conquistar nosso objetivo nos Jogos Sul-Americanos de Praia”, disse Rebecca Silva, que ao lado de Ana Patrícia, conquistou o título da etapa de Haia (Holanda), quatro estrelas, a primeira parada do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019.

Antes, no último sábado, as nove integrantes da missão 100% feminina do Comitê Olímpico do Brasil (COB) chegaram à Argentina para deixar tudo pronto para atletas e oficiais. A delegação brasileira oferecerá toda a estrutura de serviços do Time Brasil para os 62 competidores brasileiros em Rosário.

“Nós temos em Rosário um departamento médico, que não atende apenas com a médica, mas também com a área de fisioterapia, massoterapia e crioterapia exclusivo para atletas do Time Brasil. Temos um escritório que funciona também o dia todo para qualquer suporte que eles precisem. Uma equipe cuidando de uniforme, caso seja necessária uma troca emergencial. Além disso, a gente ainda tem toda a estrutura de alimentação exclusiva do Time Brasil e uma área de entretenimento, para que possam se distrair um pouco e relaxar entre as competições”, disse Mariana Vieira de Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB e chefe da Missão em Rosário.

“Essa equipe toda está à disposição para facilitar o máximo possível a vida dos atletas e dos treinadores para que possam focar somente na competição”, completou. Além de Mariana, estão na missão Dasha Mishchenko e Gabriela Soares, na área de operação, Glaucia Heier, no apoio técnico, Natália Mourão como responsável pela área médica, Flora Silva, na área de massoterapia, Amanda Lima, na fisioterapia, e Mônica Faria e Miriam Jeske, na comunicação.

As próximas modalidades a desembarcarem na argentina serão maratona aquática e esqui aquático, que chegam a Rosário no próximo dia 14. Nos Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019, o Time Brasil será representado em nove modalidades: beach soccer, esqui aquático, handebol de praia, maratona aquática, surfe (stand-up paddle), tênis de praia, triatlo, vela e vôlei de praia. A missão será composta por 62 atletas, sendo 37 homens e 25 mulheres.

Mais em Olimpíada