Siga o OTD

Olimpíada

COB levará ONU Mulheres ao Congresso Olímpico Brasileiro

Parceria com instituição contribui para o incremento das perspectivas de gênero das organizações esportivas em suas políticas e programas

COB/Reprodução

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), fechou parceria com a ONU Mulheres para a primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro, que acontece no dia 13 de abril, no WTC Events Center, em São Paulo.

“A ONU Mulheres é uma importante parceira e vai contribuir para o incremento da perspectiva de gênero do COB e de demais organizações esportivas, inspirando a criação de políticas e programas”, afirmou Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

Com o objetivo de aumentar a participação de mulheres no esporte de rendimento – tanto como atletas quanto como profissionais em posições de liderança – e promover a igualdade de gênero no ambiente esportivo, o estande da ONU Mulheres vai focar em temas diretamente relacionados à tomada de decisões e ao desenho e à gestão de programas esportivos. Será um momento de exposição do conhecimento trazido pelo programa Uma Vitória Leva à Outra, cuja parceria com o Comitê Olímpico Internacional se constitui em 2016, tornando-se parte do legado olímpico a partir do investimento em programas esportivos e de desenvolvimento de habilidades para a vida para meninas.

Entre os temas que serão abordados estão as barreiras comuns que limitam a participação de meninas e mulheres no esporte, as medidas para a inclusão de gênero no esporte, criação de espaços seguros, abuso e assédio sexual no esporte e maneiras de combatê-los e o papel de dirigentes, treinadores e treinadoras, e atletas para a inclusão de meninas e mulheres no esporte.

As pessoas participantes também terão oportunidade de aderir ao movimento “ElesPorElas”, que pretende mobilizar homens e meninos de todo o mundo para que se posicionem e adotem ações rumo ao alcance da igualdade de gênero.

Destinado a gestores, treinadores e demais profissionais das ciências do esporte, o Congresso Olímpico Brasileiro tem como objetivo comunicar e compartilhar informações, conhecimentos e benchmarking, formando uma comunidade com os principais stakeholders do esporte.

O Congresso Olímpico Brasileiro marca a comemoração dos 10 anos do IOB e terá a presença de grandes nomes de referência internacional como como Chelsea Warr, diretora de Performance do UK Sports, órgão do governo que repassa recursos ao esporte olímpico do Reino Unido, Maurits Hendricks, diretor do Comitê Olímpico Holandês, e Michael Vesper, consultor sênior do Comitê Olímpico Internacional e de 2006 a 2017 foi diretor geral e presidente do Conselho Executivo do Comitê Olímpico da Alemanha. Entre os especialistas nacionais estão o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara, e o presidente da Sociedade Brasileira de Treinadores e consultor pedagógico do Instituto Olímpico Brasileiro do COB, Antônio Carlos Gomes.

Mais em Olimpíada