Siga o OTD

Natação

Etiene Medeiros disputa José Finkel e mira mundial na China

Igo Bione/EtieneMedeiros.com

Uma das estrelas no Troféu José Finkel, Etiene Medeiros quer obter índice para o Mundial de Piscina Curta em Hangzhou, na China

A nadadora Etiene Medeiros é um dos grandes nomes do Troféu José Finkel que começa nesta sexta-feira, 24 de agosto e vai até a próxima terça-feira, 28, no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo. A bicampeã mundial dos 50m costas vai em busca do índice na prova para a disputa do Mundial de Piscina Curta em Hangzhou, na China entre os dias 11 e 16 de dezembro próximo.

“Expectativa sempre tem, quando é um momento tenso que você espera resultado, de estar retornando à seleção brasileira, de voltar à um estágio pós-cirurgia. Tento deixa-la de lado e concentrar no que quero. Estou em uma instituição (SESI) e com um técnico (Fernando Vanzella) que nunca me pressionaram em relação a isso. Será no domingo o meu dia principal (50m costas) de competição e espero que as pessoas estejam lá. Gosto da energia da torcida, de quem me quer bem, de quem quer me ver de volta à seleção. Toda energia é muito bem-vinda”, declarou.

Vanzella foi fundamental nesse processo de recuperação. “Nossa relação vai muito além de técnico e atleta. Foi bem diferente nesse pós-cirurgia, por que tinha momentos que ele queria ser o paizão e tinha de ser técnico ‘olha agora tem que ser assim’, mas tudo com muito equilíbrio para as minhas obrigações. Foi um momento diferente, pois nunca tinha passado por uma lesão com ele, mas passamos esse período muito bem, conscientes do que podíamos fazer e eu muito mais madura”, acrescentou Etiene Medeiros.

O técnico/paizão tem plena confiança na pupila para o Troféu José Finkel. “A ideia é que ela tenha uma boa performance nessa retomada de caminho para o ciclo Olímpico. Tudo está evoluindo bem, e tenho certeza que ela dará o melhor dela em busca dessa vaga para o mundial do fim do ano”, afirmou Fernando Vanzella.

2018, ano de espera e recomeço

A temporada 2018 iniciou com a pernambucana encarando uma cirurgia no ombro direito para a retirada de um cisto sinovial no dia 29 de janeiro. De lá até o início de junho foi feito um intenso trabalho de fisioterapia, além do planejamento com o técnico Fernando Vanzella para sua volta gradual às competições.

A primeira competição oficial da nadadora foi o Campeonato Paulista disputado no Corinthians em junho. Na ocasião Etiene Medeiros entrou na piscina para a disputa dos 50m costas (1º Lugar 28s99), 50m livre (1º Lugar 25s62) e os revezamentos 4x100m (1º Lugar SESI-SP 3’50s56) e 4×50 livre (1º Lugar SESI-SP 1’45s13). Os resultados naquela ocasião foram satisfatórios e dentro do esperado pela comissão multidisciplinar do SESI-SP.

Logo após o paulista, a nadadora partiu rumo à sua primeira competição internacional pós cirurgia: o SetteColli e o Open da França. Nessas duas competições ela evoluiu. Da Itália à França, manteve a primeira colocação nos 50m costas, melhorou a classificação nos 50m livre (de 4º lugar na Final B na Itália para 3º lugar na Final A na França) e, nas provas de 100 apostou nos 100m livre na Itália, ficando na classificação e nos 100m costas na França, subindo ao pódio em terceiro lugar. RESULTADOS EUROPA: SetteColli – 50m costas (1º lugar da Final A): 27s87; 50m livre (4º lugar da Final B): 25s44 e 100m livre (classificatória): 56s60 Open da França – 50m costas (1º lugar da Final A) 27s96, 50m livre (3º lugar da Final A) 25s22 e 100m costas (3º lugar da Final A) 1:02:55

“Meu momento é de tranquilidade. O paulista e a Europa foram um processo de ver como eu estava, se estava 100% e pronta para os próximos desafios. Estou esperando fazer o melhor no Finkel. Tem de estar tranquila. Não dá para pensar ‘ah, faltou isso, faltou aquilo, o momento não é esse”, analisou Etiene Medeiros.

Até voltar às competições, Etiene precisou usar uma palavra seu dia a dia. “Aprendi a ter calma. Às vezes não sai como a gente quer, por isso foi preciso paciência nesse processo. Perseverei muito. Tinham dias que o ombro doía – algo normal para a recuperação – então era um dia de cada vez”, acrescentou.

Antes do Finkel, no chamado ‘polimento’ foi hora de amenizar as cargas de treinamento e fazer algumas coisas que realmente deixam a mente tranquila para a competição.

“Os treinos são mais objetivos e tento sempre ter uma programação fora piscina, fora trabalho. Gosto, neste tempo livre fazer uma massagem, um treino recuperativo. Tentar reencontrar uma amiga para um café. Tento sempre estar fora do ambiente de trabalho, mais tranquila e relaxada, não ficar só nessa perfeição de polimento, do nado. Mas é um tempo também que você fica no ócio, na ansiedade de competir e precisa ser dosado tudo isso. É um período que preciso vigiar, pois também abre espaço para comer um pouco mais (risos). Foi o momento de pensar mais na parte mental”, finalizou.

PROVAS TROFÉU JOSÉ FINKEL 2018

Sexta (24.08) – revezamento 4×100 livre

Sábado (25.08) – apenas treino

Domingo (26.08) – 50m costas

Segunda (27.08) – 100m costas

Terça (28.08) – 50m livre e revezamento 4×100 medley

TRANSMISSÃO

A transmissão estará disponível na home page da CBDA: www.cbda.org.br

Mais em Natação