Siga o OTD

Natação

Recordes e tributo: Troféu Maurício Bekenn agita POA

Divulgação

Steverink e Raphael Windmuller estabeleceram os novos recordes de campeonato e de categoria nos 200m peito infantil 1 e 2, respectivamente, nesta quarta(2), no Troféu Maurício Bekenn. A competição também foi marcada por uma homenagem ao jovem Caio Felipe Mendes Ottoni, morto na última semana.

Um dos destaques do primeiro dia de competições mostrou a que veio já nas eliminatórias, realizadas no período da manhã. Com o tempo de 2m29s34, Stephan Steverink, do Instituto Novos Cielos, bateu os recordes de campeonato e brasileiro dos 200m peito da categoria infantil 1.

Depois de todas as eliminatórias realizadas no período da manhã, os atletas voltaram à piscina à tarde para as disputas finais do primeiro dia de competições. Stephan Steverink voltou a se destacar. Ele venceu a prova com o tempo de 2m32s98 e ficou com a medalha de ouro. Theo Beraldi, também do Instituto Novos Cielos, com o tempo de 2m33s7, ficou com a prata e Pedro Henrique Brandão, do Tijuca Tênis Clube, com a marca de 2m36s86, obteve o bronze.

“Treinei muito para esta prova, mas não esperava que fosse bater o recorde já pela manhã. Fiquei muito feliz com essa marca e, agora, quero melhorar meus tempos. É muito bom competir em um torneio com tanta tradição quanto este”, disse o garoto.

Se não bastasse o desempenho nos 200m peito, Stephan voltou para a piscina para ser campeão dos 1500m livre. Ele conquistou o título com o tempo de 16m42s96. Vitor Sega, com 16m41s65, ficou em segundo lugar e Heitor Raiol, com 17m24s18, com o bronze.

Na mesma prova, mas na categoria infantil 2, o atleta Raphael Windmuller, do Clube Curitibano, estabeleceu o novo recorde brasileiro da categoria e o recorde de campeonato ao bater a marca de 2m24s94. Pedro Henrique Pimentel, do Olaria, ficou em segundo e João Vieira Garcia, do Corinthians, em terceiro.

“Foi uma grande felicidade. Nós trabalhamos pensando em título e, quando vem o recorde, dá uma felicidade ainda maior. Estou muito feliz com meu resultado e agradeço a todos que contribuíram para que eu chegasse aqui”, falou.

Homenagem

O primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Maurício Bekenn foi marcado pela emoção. Na abertura da competição, atletas, técnicos, pais, professores e pessoas que estavam no Grêmio Náutico União prestaram homenagem ao jovem Caio Felipe Mendes Ottoni, nadador do Tijuca Tênis Clube, morto na última quarta-feira (25), no Rio de Janeiro.

Homenagem para Caio, menino atleta do Tijuca, morto na semana passada na piscina. / Divulgação

Caio era natural do Rio de Janeiro e treinava no Tijuca Tênis Clube com a equipe infantil quando sofreu um ataque cardíaco. Caio chegou a receber atendimento médico, mas faleceu.

O presidente da CBDA, Miguel Cagnoni, também prestou homenagens ao garoto, aos familiares e amigos.

“Era para ser apenas um dia de comemorações, mas, infelizmente, não é. Nós tivemos uma perda grande e que deixa qualquer pessoa abalada. Este garoto poderia estar aqui. Peço a todos que estejam competindo que façam seu melhor em homenagem ao Caio”, relatou em discurso feito na abertura do evento.

Mais em Natação