Siga o OTD

Natação

Gabriel Bandeira conquista ouro no primeiro dia de disputas em Funchal

No primeiro dia de disputas do Aberto Europeu de Natação Paralímpica, jovem nadador de 21 anos vence a prova dos 200 metros livres da classe s14

Gabriel Bandeira
(Alê Cabral/CPB/arquivo)

Abrindo o primeiro dia da disputa do Aberto Europeu de Natação Paralímpica em Funchal, na Ilha da Madeira, o Brasil conseguiu a sua primeira medalha de ouro do evento com Gabriel Bandeira vencendo a prova dos 200 metros livres da classe s14.

Completando o percurso com o tempo de 1:55:37, o nadador de 21 anos venceu a prova com mais de um segundo de vantagem em relação ao segundo colocado, o russo Viacheslav Emeliantsev. O pódio da prova foi completo pelo britânico Thomas Hamer.

+ Brasileiros conquistam cinco medalhas de ouro nos Estados Unidos

Além de Gabriel Bandeira, que venceu a grande final e a prova qualificatória dos 200 m, o Brasil contou com outros dois atletas no evento: André Luiz da Silva e João Pedro Brutos. A dupla acabou não conseguindo se classificar à final da prova.

O trio de nadadores brasileiros seguem em Funchal até o próximo dia 22, quando se encerra o evento que integra o World Series, circuito internacional da modalidade organizado pelo IPC. Nos próximos dias Gabriel Bandeira participará de outras cinco provas (100m costas s14, 100m costas SB14, 200m medley SM14, 100m livres s14 e 100m borboleta s14), enquanto André Luiz da Silva disputará mais duas (100m costas SB14 e 100m borboleta s14) e João Pedro Butros três (100m costas SB14, 200m medley SM14 e 100m livres s14).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com a participação na competição, o trio busca alcançar ainda a classificação internacional na classe S14, e, consequentemente, estar apto para brigar entre as 31 vagas disponíveis para a natação paralímpica do Brasil para os Jogos de Tóquio.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Vale lembrar que as vagas brasileiras para os Jogos Paralímpicos serão definidas em junho, quando acontece a seletiva nacional. Quatro nadadores já estão garantidos no evento: Daniel Dias (S5), Wendell Belarmino (S11), Edênia Garcia (S3) e Maria Carolina Santiago (S12).

Mais em Natação