Siga o OTD

Natação

Livre de leucemia, nadadora japonesa ainda pensa em Tóquio

Destaque dos Jogos Asiáticos de 2018 e recuperada de uma leucemia linfática , Rikako Ikee terá duas oportunidades para se garantir em Tóquio 2020

Livre da da leucemia, nadadora japonesa cogita vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio (ikee.rikako)

A nadadora japonesa Rikako Ikee declarou que não descarta a possibilidade de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 após ter se recuperado de uma leucemia.

+ Haverá Olimpíada, mas muito diferente, diz presidente do COB

A seis vezes medalhista de ouro nos Jogos Asiáticos foi obrigada a deixar as piscinas de lado após ser diagnosticada com uma leucemia linfática em fevereiro de 2019.

Após passar por um longo processo de recuperação bem sucedido, Rikako Ikee retornou às competições em agosto, em um evento organizado pela Associação de Natação de Tóquio. Ela teve ainda uma participação marcante no evento que marcou um ano para a abertura dos Jogos de Tóquio, adiados em razão da pandemia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na ocasião, Ikee obteve um quinto lugar com um tempo de 26s32 nos 50 metros nado livre do evento.

A nadadora tinha como planos originais os Jogos de Paris 2024 após sua recuperação, mas agora revelou que não descarta participar dos Jogos de 2020, adiados para 2021 por conta da pandemia do coronavírus.

“Gostaria te encarar esse desafio caso haja a possibilidade,” disse a nadadora, de acordo com o jornal japonês Sanpo.

O caminho para a vaga olímpica

Segundo o jornal Kyodo News, Ikee participará de um evento organizado pela Associação de Natação de Tóquio no dia 10 de janeiro. Se ficar entre as duas primeiras colocações, garante vaga na seleção japonesa. Ela ainda terá outra chance de se garantir nos Jogos: na seletiva olímpica japonesa, marcada para abril.

Rikako Ikee era considerada uma das principais armas da natação do Japão para Tóquio 2020 após o imenso sucesso obtido nos Jogos Asiáticos de 2018, realizados em Jakarta e Palembang.

Na ocasião, ela venceu os 50m e os 100m nado livre, e também os 50m e 100m borboleta. Além disso, Ikee participou dos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley, levando duas medalhas de prata para casa. Com os resultados, foi eleita a melhor nadadora da competição.

Destaque dos Jogos Asiáticos de 2018, a nadadora japonesa Rikako Ikee se recuperou de uma leucemia linfática e não descarta buscar o índice para Tóquio 2020
Livre da da leucemia, nadadora japonesa cogita vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio (ikee.rikako)

Mais em Natação