Siga o OTD

Natação

Cielo vê o 4x 200 m do Brasil com chance de ouro em 2021

Único nadador brasileiro a conquistar um ouro olímpico diz que jovem equipe do revezamento chegará mais preparada e madura aos Jogos; mais novo da equipe, Murilo Sartori concorda

César Cielo vê revezamento 4x200m com chances de ouro na Olimpíada
César Cielo crê que Murilo Sartori será o maior beneficiado do revezamento 4x200m (Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

O ano a mais de preparação aos atletas obtido pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 por causa da pandemia do coronavírus pode ser fundamental aos que rumam a sua primeira Olimpíada. Com cerca de 15 meses para aprimorar técnicas e fazer ajustes, os mais jovens podem obter um resultado que possivelmente não teriam caso as competições ocorressem nesse ano.

Na natação, por exemplo, ninguém se beneficiará mais do que o revezamento 4x 200 m livre masculino, ao menos na opinião do campeão olímpico em Pequim-2008, César Cielo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Único nadador da história da natação brasileira a subir no lugar mais alto do pódio em uma Olimpíada, Cesar Cielo afirmou em seu Instagram que a equipe composta por Breno Correia, Fernando Scheffer, João de Lucca, Luiz Altamir, Murilo Sartori e Leo Santos chegará mais forte fisicamente e mentalmente em 2021 e pode ir além da terceira colocação.

“É uma equipe jovem e talentosa. Eu tenho certeza que esse um ano pode representar coisas boas para nós. Não ficaria nem um pouco surpreso se eles estiverem brigando pela prova; quem sabe até pelo próprio ouro,” disse César Cielo.

No Campeonato Mundial de 2019, realizado em Gwangiu, na Coreia do Sul, a equipe do 4×200 m composta por Luiz Altmir, Scheffer, João de Lucca e Breno Correia, terminou na sétima colocação. Um ano antes, no Mundial de Piscina Curta, Altamir, Scheffer, Santos e Correia surpreenderam ao conquistar o ouro e quebrar o recorde mundial.

O maior beneficiado

Para Cielo, nenhum dos nadadores do 4×200 m se beneficiará tanto quanto Murilo Sartori. Atualmente com 17 anos, o mais novo integrante da equipe do revezamento chegará em julho de 2021, mês em que se iniciam os Jogos Olímpicos, com 19 anos recém-completados.

“Para ele, um ano é muita coisa. Vai ganhar mais estrutura física, mais maturidade mental. Pode ser um diferencial para eles,” disse Cielo.

Ao Olimpíada Todo Dia, Murilo Sartori disse que ficou contente com as palavras de Cielo e que concorda com sua visão.

“Fiquei bastante feliz por ele ver dessa maneira. Esse ano a mais é bom para a gente [do 4 x 200 m]. Para mim, um ano a mais para evoluir fisicamente e mentalmente é bem interessante. É difícil dizer qual vai ser o foco para as Olimpíadas pois não sabemos muito o que vai acontecer, mas o revezamento vai evoluir muito”, comentou Sartori.

Sartori teve uma grande temporada em 2019. Chegou em sua primeira final de Troféu Brasil, ficou em quinto nos 200 livre, bateu os recordes de suas provas e foi medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior. O jovem nadador não esteve na equipe que ficou em sétimo na Coreia do Sul.

Mais em Natação