Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol Santiago nada Brasileiro e já pensa em Tóquio 2020

Pernambucana campeã mundial cai na água a partir desta sexta-feira, 25, no CT Paralímpico, em São Paulo; Competição marca ainda lançamento do podcast ‘Papo Paralímpico’

Maria Carolina Santiago jogos parapan-americanos lima 2019 ao vivo mundial de natação paralímpica

Carol Santiago foi a grande revelação do esporte paralímpico em 2019. A partir desta sexta-feira, 25, a pernambucana encerra seu ano com a participação no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, que se estenderá até domingo, 27, no CT Paralímpico, em São Paulo. Ela é uma das 317 atletas inscritas no evento. A intenção é utilizar o Brasileiro já de olho em repetir o sucesso desta temporada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 

A nadadora de 34 anos despontou no Open Internacional Loterias Caixa, em abril, ao bater o recorde mundial dos 100m peito da classe SB12, para atletas com baixa visão. Quatro meses mais tarde, foi a Lima e retornou com quatro medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos. O melhor viria em seguida: Carol foi ao Mundial da modalidade, em Londres, e sagrou-se campeã dos 50m e 100m livre (S12) e vice-campeã dos 100m costas. 

Mesmo com todo o sucesso, Carol Santiago ainda vê espaço para melhora. A intenção é usar o Campeonato Brasileiro como laboratório e aperfeiçoar sua técnica para alcançar resultados ainda mais expressivos nos Jogos Paralímpicos, que acontecerão na capital japonesa em setembro do próximo ano. 

“Esta é uma competição que fará parte do meu treinamento. Retornei à piscina há três semanas com atividades específicas para Tóquio. Haverá a parte de base, a de força e os ajustes finais. Então, a competição aqui servirá como avaliação. Estarei em todas as minhas provas e quero nadar o mais corretamente possível dentro do que foi mudado no meu nado”, disse a atleta, cuja visão é limitada em decorrência da Síndrome de Morning Glory, doença congênita que causa perda da visão e que pode provocar descolamento de retina. 

“Essa temporada foi especial para mim. Foi o meu primeiro ano paralímpico e fiquei muito feliz com os meus resultados. Agora só preciso organizar melhor o que aconteceu para que possamos fazer ainda melhor em Tóquio”, completou. 

Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Natação. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

CPB LANÇA PODCAST PARALÍMPICO

O Comitê Paralímpico Brasileiro lança nesta quinta-feira, 24, o ‘Papo Paralímpico’. Será um podcast quinzenal sobre o esporte adaptado nacional, com novidades sobre calendário, competições e os temas atuais do Movimento no Brasil e no exterior. A primeira edição abrange justamente o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação e a controvérsia que cerca a classificação funcional da modalidade. 

A conversa foi conduzida pelo presidente do CPB, Mizael Conrado, que foi acompanhado pelo multicampeão paralímpico Andre Brasil e o técnico e comentarista de natação do SporTV Alexandre Pussieldi. O Papo Paralímpico está disponível nas principais plataformas do formato. Confira a relação completa e o link para o episódio de estreia abaixo. 


Mais em Paralimpíada Todo Dia