Siga o OTD

Natação

Brasil chega a 30 medalhas no Campeonato Sul-Americano

Com os quatro ouros, três pratas e dois bronzes conquistados nesta sexta-feira, Brasil chegou a três dezenas de medalhas somente na natação no Campeonato Sul-Americano de esportes aquáticos

O Brasil segue sobrando no Campeonato Sul-Americano de esportes aquáticos, que está sendo disputado no Peru. Nesta sexta-feira, os destaques foram as medalhas de ouro conquistadas por Ítalo Manzine, Daynara de Paula, Miguel Valente e pelo revezamento 4×100 livre misto, mas o país também levou três pratas e dois bronzes. Com isso, somando com os resultados do primeiro e do segundo dia de competições, o Brasil chega a 30 pódios somente na natação. São 16 primeiros lugares, nove segundos e cinco terceiros até agora.

A primeira a subir no lugar mais alto do pódio nesta sexta-feira, terceiro dia da natação no Campeonato Sul-Americano de esportes aquáticos, foi Daynara de Paula. Ela venceu os 50m livre feminino com a marca de 25s70, 12 centésimos a frente da argentina Julieta Lema, que ficou em segundo lugar, e com 24 de vantagem sobre a boliviana Torrez Guzman, que terminou em terceiro. Outra brasileira, Graciele Herrmann ficou na sexta posição com a marca de 26s75.

O Brasil dominou também a versão masculina da prova mais rápida da natação. Ítalo Manzine ficou com a medalha de ouro ao marcar 22s45. Por pouco, dois brasileiros não subiram ao pódio. João de Lucca terminou em quarto lugar com 23s09, atrás dos argentinos Guido Buscaglia e Federico Gabrich, que ficaram, respectivamente, em segundo e em terceiro.

“Me senti muito bem durante a prova. Tive um erro no final, mas o tempo acabou sendo bom. Estou muito feliz com essa vitória e com essa medalha que é muito importante para o Brasil nesse Sul-Americano”, falou Ítalo.

A terceira medalha de ouro do dia foi conquistada por Miguel Valente nos 800m livre. Ele venceu a prova com o tempo de 8min01s35. A prova terminou com dobradinha brasileira, já que Giuliano Rocco conquistou a prata ao marcar 8min03s27.

A quarta medalha de ouro do dia foi no revezamento 4x100m livre misto

O Brasil levou ouro também no revezamento 4x100m livre misto com direito a recorde do campeonato. Breno Correia, João de Lucca, Rafaela Raurich e Daynara de Paula fecharam a prova com 3min30s81. A Argentina ficou com a prata e Venezuela com o bronze.

“O grupo está de parabéns. Todos foram muito bem para que a gente saísse com esse resultado positivo. O Brasil tem grande tradição nesta prova e vamos fazer muito barulho ainda”, disse João de Lucca.

Para completar o dia de conquistas, nos 200m borboleta, o Brasil conquistou quatro medalhas: uma de prata e uma de bronze tanto no masculino quanto no feminino. Entre as mulheres, Giovanna Diamante ficou em segundo e Nathalia Almeida em terceiro. Entre os homens, Kaio Márcio Almeida foi prata e Kauê Carvalho completou o pódio.

A única prova desta sexta-feira que não teve nenhum brasileiro no pódio foi nos 1500m feminino. Gabriela Ferreira terminou na quinta colocação, uma posição a frente de Aline Rodrigues.

Contando todas as modalidades (natação, maratona aquática, nado artístico, polo aquático e saltos ornamentais), o Brasil soma 52 medalhas no Campeonato Sul-Americano de esportes aquáticos. Ao todo, são: 28 de ouro, 17 de prata e nove de bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação