Siga o OTD

Nado Artístico

Maria Clara fica em 15º. no solo livre no Mundial da Hungria

Maria Clara Coutinho, a terceira geração em uma família de atletas do Brasil de Nado Sincronizado, trouxe a “fé” como tema (Faith), em sua estreia em provas individuais em Campeonatos Mundiais. Ao som do clássico “Hallelujah”, de Jaff Buckley, somou 80,1333 pontos e garantiu a 15ª colocação. A prova realizada na noite desta segunda-feira, 17/7, teve Svetlana Kolesnichenko, da Rússia, classificada para a decisão com a maior pontuação, 95,5000.

– Nadei com muita energia e dei o máximo. Na primeira metade eu estava um pouco nervosa e acabei cometendo um erro que não acontece normalmente. Com isso eu conseguir ganhar um “gás” no meio da coreografia, porque sabia que tinha que recuperar – comentou Maria Clara.

Maria Clara, de apenas 18 anos, apesar de ter vivido a experiência dos Jogos Olímpicos e do Mundial de 2015, ambas às vezes participou da prova em equipe, situação diferente da enfrentada agora. Com uma coreografia marcante e de movimentos plásticos, Maria Clara esperou 19 apresentações, entre 32 países participantes, para enfim estrear em um prova individual, uma de suas favoritas, em um Mundial.

– No solo eu acabo colocando uma pressão grande em cima de mim, porque você não tem ninguém para compartilhar, e isso pesa um pouco. Mas, ao mesmo tempo é o seu momento. Nesta apresentação eu tenho uma boa sustentação na superfície, venho melhorando a minha expressão e com isto emocionando mais – analisou Maria Clara.

Mesmo com a pressão da torcida, que lotou as arquibancadas para acompanhar o solo de Szofi Kiss, a representante do país sede, que somou 79,4000, a brasileira, mesmo não realizando sua prova ideal, chegou à casa dos 80 pontos, ficando a frente da anfitriã.

– Este era um solo bem difícil, com um grau de dificuldade grande. Ela teve um erro no deslocamento, saiu para a parede contrária, então teve que recuperar o padrão de execução. A Maria Clara é uma atleta com muito potencial e com certeza pode mais. Ela é muito nova e não é fácil estrear no Mundial, com esse público todo. Acredito que numa próxima competição ela vai poder mostrar o 100% – Maura Xavier, treinadora do Brasil.

Maria Clara Lobo Coutinho é neta da Ana Maria Lobo e filha de Cristiana Lobo, ambas representantes da seleção brasileira em competições internacionais, em suas gerações. Cristiana foi atleta Olímpica do Brasil (92) e participou do Mundial de Esportes Aquáticos, em 1994, na prova de dueto, em que conquistou a 13ª colocação, tendo ao lado Fernanda Camargo, em ambas as provas.


(foto de arquivo pessoal – facebook Cris Lobo)

– Eu participei da primeira competição real de Nado Sincronizado, no Pan de 63, mas esta foi a primeira e única vez. Tudo era muito diferente, a técnica não sabia o que era o esporte. Ela tinha um livro de figuras, mostrava pra gente e dizia “faz”, não tinha conhecimento técnico e tudo era rudimentar. O nado vem se modificando a cada ano, com o corpo tornando-se cada vez mais um instrumento da música.  Sempre me envolvi com o nado e tenho certeza que o esporte só me trouxe coisas boas! Vi minha filha competir em Olimpíada e Pan-Americano, pude treina-la. Hoje posso ver minha neta, que é realmente uma menina de muito talento, então, sei que o nado me fez muito feliz. A minha relação com a Maria sempre foi muito próxima. Amo todos os meus (seis) netos, mas a nossa ligação é uma coisa muito forte e especial, desde que ela nasceu, por isso acredito que os meus conselhos são importantes – comentou Ana Maria Lobo, avó da Maria Clara e árbitra internacional, que participa do Campeonato Mundial de Budapeste na organização e emocionada pode assistir sua neta de perto. “Isso para mim é tudo”!

Maria Clara também comentou como é fazer parte de uma família tão ligada a sua modalidade e o quanto isso ajudou na sua formação.

– Hoje em dia eu acho muito bom fazer parte dessa família. Antigamente eu dizia que era muito ruim e que me sentia pressionada, mas essa pressão eu quem colocava. Hoje em dia acho ótimo ter essas referências de Nado Sincronizado, principalmente com a minha vó que é muito experiente. Essa relação é boa para mim e vai me amadurecendo – finalizou Maria Clara.


Fotos: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Maria Clara Coutinho, junto com Luisa Borges, compõe o dueto do Brasil que, nesta terça-feira, dia 18/7, competirá as eliminatórias da prova livre de duetos, a partir das 19h (13h no horário de Brasília).

Com a participação de Maria Clara, o Brasil voltou a marcar presença nesta prova, depois de duas edições ausentes. Em 2011, na China, a solista da equipe era Giovana Stephan, com 21 anos, que terminou na 14ª colocação.

Delegação Brasileira
Giovanna Stephan, Luisa Borges, Maria Clara Coutinho, Maria Eduarda Miccuci e Renan Alcântara
Técnicas: Maura Xavier e Gláucia Soutinho (chefe de equipe)

Programação de Nado Sincronizado

3ª feira, 18/7
11-12h30 – Equipe Técnica – Final
19h-21h30 – Dueto Livre – Eliminatória

4ª feira, 19/7
11-12h30 – Solo Livre – Final
19h-22h – Equipe Livre – Eliminatória

5ª feira, 20/7
11-12h30 – Dueto Livre – Final
19h-21h30 – Rotina Livre Combinada (Combo) – Eliminatória

6ª feira, 21/7
11-12h30 – Equipe Livre – Final
19h-20h – Dueto Misto Livre – Eliminatória

Sábado, 22/7
11-12h30 – Rotina Livre Combinada (Combo) – Final
19h-20h30 – Dueto Misto Livre – Final

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Nado Artístico