Siga o OTD

Natação

Etiene é a primeira brasileira campeã mundial na natação

 Etiene Medeiros entrou para a história da Natação brasileira ao conquistar o primeiro ouro feminino em Mundiais 

Feito inédito para a natação brasileira, com direito a uma final espetacular nos 50m costas. Etiene Medeiros garantiu a medalha de ouro (27s14) com a diferença de um centésimo para a chinesa segunda colocada. Essa é a primeira medalha do Brasil nas piscinas em Mundiais. Além disso, Etiene bate seu melhor tempo (27s18), da semifinal, e novamente faz a melhor marca pessoal, o recorde das Américas e também o brasileiro e o sul-americano.

 

“Que prova! Eu acho que eu tive várias pessoas ao meu lado para nadar essa prova. Foi uma temporada muito diferente, tava muito relaxada. Entrei muito mais nervosa que o normal (na prova). Todas as adversárias estavam desejando boa sorte, acho que para bater a chinesa. Foi igual a semifinal. Ela tem um pouco de swing pra mexer com o outro. Mas pra mim só pego energia boa,” revelou Etiene, ao SporTV.

Etiene Medeiros garantiu a classificação para a final dos 50m costas com o melhor tempo da semifinal. A brasileira marcou 27s18. Em 2015, em Kazan, ela faturou a prata, tornando-se também a primeira brasileira a subir no pódio da competição de natação na história do Mundial dos Esportes Aquáticos. A primeira mulher no pódio mundial da FINA foi a maratonista aquática Poliana Okimoto, em Roma 2009.

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

“Um ouro por um centésimo é muito legal. A gente teve mais uma chance de estar competindo lado a lado (com a chinesa). Eu estava tensa, na semifinal sai melhor. É braçada por braçada. Dessa vez, fui mais rápida que ela. Um mega resultado para mim, pra minha família para o Brasil. Eu estou muito feliz. Eu queria mandar um beijo pra todo mundo,” contou Etiane Medeiros.

Nas eliminatórias, Etiene Medeiros se classificou para as semifinais com o segundo tempo (27s65), empatada com Aliaksandra Herasimenia, da Bielorrússia. A primeira das eliminatórias foi a chinesa Yuanhui Fu (27s21). Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a nadadora chegou á semifinal dos 100m costas, terminando na 16ª posição. Ela foi finalista dos 50m livre.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação