Siga o OTD

Maratona Aquática

Após 4 etapas, Ana Marcela ganha 3º ouro na Série Mundial

Em cinco provas de 10km em 2019, Ana Marcela Cunha ganhou quatro e foi vice em uma. Próximo desafio é no Mundial

Depois de se tornar a maior vencedora da história da Série Mundial de maratona aquática ao conquistar seu 22º. título na semana passada em Setúbal, Ana Marcela Cunha ampliou sua galeria de medalhas de ouro ao ganhar neste sábado a etapa de Balatonfured, na Hungria.

A brasileira completou a prova de 10km em 1h56min45s4, oito décimos a frente da italiana Arianna Bridi, que ficou com a medalha de prata. A alemã Leonie Beck completou o pódio.

Em 2019, Ana Marcela Cunha tem tido um desempenho espetacular e uma consistência de resultados impressionante para um esporte tão imprevisível como a maratona aquática. Seu pior resultado foi o segundo lugar na etapa de Seicheles da Série Mundial. Todas as outras provas de 10km que ela disputou na temporada, ela venceu: etapas de Doha, Setúbal e Balafontured, além do Campeonato Nacional dos Estados Unidos.

Além disso, Ana Marcela Cunha disputou duas provas de 5km em 2019. Foi campeã no Maria Lenk e ficou na segunda colocação no Campeonato Nacional dos Estados Unidos. “Essa consistência de resultados é o que eu mais admiro, modéstia à parte, no nosso trabalho. O mais difícil não é vencer nessa modalidade e sim ter essa sequência e repertório”, destaca o técnico da nadadora Fernando Possenti.

O próximo desafio de Ana Marcela Cunha será o Mundial de Esportes Aquáticos. Lá, ela vai nadar as provas de 5km, 10km e 25km. A competição, que será disputaras na Coreia do Sul, é classificatória para a Olimpíada de Tóquio. Depois de acumular tantos bons resultados a brasileira vai chegar à competição como favorita. “Mas não ganhamos nada ainda. É inegável que estamos muito bem, mas prefiro ficar sempre alerta e com os pés nos chão. Nem sempre se consegue nadar bem estando tão marcada e visada. Vamos nos preparar bem agora nas próximas três semanas e ver o que conseguimos no Mundial”, afirmou Possenti.

Além de Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter disputou a prova feminina e terminou apenas na 33ª. colocação em Balafontured. No masculino, o melhor resultado foi de Fernando Ponte, que terminou em nono lugar. Alexandre Finco foi o 21º. colocado e Alexandre Spiess o 38º.

O vencedor entre os homens foi o húngaro Kristof Rasovszky. Ferry Weertman, da Holanda, ficou com a medalha de prata, e o alemão Soren Meissner foi bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática