Siga o OTD

Maratona Aquática

Definidos os representantes do Brasil no Mundial da Hungria de Maratona Aquática 5km

Após os cinco quilômetros da Meia Maratona Nacional de Foz do Iguaçu, disputados na manhã deste sábado  (13), a Seleção Brasileira que irá ao Mundial da Hungria de Esportes Aquáticos foi definida e contará com Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter, Viviane Junglbut, Allan do Carmo e Fernando Ponte. Isto porque, assim como nos dez quilômetros, a prova de hoje garantiu aos dois primeiros colocados, no masculino e no feminino, o direito de nadar os cinco quilômetros, em Budapeste. Realizada no Iate Clube Lago de Itaipu, a terceira etapa do Campeonato Brasileiro contou com 91 atletas.

Ao final da primeira volta da o pelotão principal, masculino, era liderado por Vitor Colonese, Henrique Figueirinha e Allan do Carmo. A prova continuou acirrada durante todo o percurso e, somente nos últimos 300 metros, Allan do Carmo, da Aceb / BA, assumiu a liderança para não perder mais, e fechar a prova com 54m27. Fernando Ponte, do Grêmio Náutico União, ficou com a segunda colocação, com 54s28, invertendo as posições da prova de dez quilômetros, disputada dois dias antes. Victor Colonese, da Unisanta, completou a prova em 54s30 e garantiu a terceira colocação.

– Foi uma prova muito forte, do inicio ao fim. No início vi a nova geração puxando forte e no final a disputa foi muito grande, entre cinco seis atletas. A prova teve ritmo muito forte, de alto nível e isso dá gosto de ver. Poder participar de provas de alto nível no Brasil, com essa competitividade, só vai fortalecer as maratonas. Estou muito feliz em ter vencido e estar me sentindo competitivo, depois desses quatros anos fortes. Saio feliz e querendo treinar ainda mais para representar bem o Brasil – comentou Allan do Carmo.

– Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. A prova foi muito rápida, mas consegui me concentrar para atacar no fim. Me preparei bastante para buscar essas classificações, já tinha batido na trave algumas vezes, e com muito treino deu tudo certo. Agora quero representar bem o Brasil no Mundial – comentou Fernando Ponte.

Entre as meninas, Ana Marcela Cunha, da Unisanta, sagrou-se, mais uma vez, campeã da prova, ao completar a distância, em 57s47, e garantiu presença em todas as provas individuais do Mundial. Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União, com 57m57, garantiu a medalha de prata e sua vaga na competição da FINA. Viviane Jungblut, também do Grêmio Náutico, que conquistou uma vaga na prova de dez quilômetros, completou a disputada de hoje, em 58s04, na terceira posição.

– Essa foi uma prova diferente do que eu estou acostumada. Sabia que as meninas vinham rápidas, desde o Maria Lenk, então se eu deixasse o ritmo mas fraco e puxasse no final, poderia arriscar muito. Quando fechamos a primeira volta eu puxei um pouco mais, e separamos o grupo. No final eu ainda estava na frente e quando as meninas chegaram eu consegui manter a frente. Não foi fácil, mas consegui a classificação nas três provas do Mundial – comentou Ana Marcela Cunha.

– Esse era meu objetivo. Tentei nos 10 e não consegui, então vim para essa prova muito determinada, treinei muito. Fiz uma estratégia de guardar mais na primeira volta e no final a cabeça ajuda bastante. Queria muito e consegui bater em segunda, em uma chegada bastante apertada. Estar nessa seleção é bem difícil, o Brasil te umas das seletivas mais fortes, mas agora estou dentro e quero brigar por um bom resultado, no Mundial da Hungria – analisou Betina Lorscheitter.

No Mundial da Hungria serão disputadas as provas de 25, dez e cinco quilômetros, além do revezamento, prova que irá estrear na competição. Seguindo o critério estabelecido pela coordenação da modalidade, os atletas brasileiros que garantiram vaga para nadar os dez quilômetros, têm prioridade para disputarem também a etapa de 25 quilômetros. Já o revezamento, será definido pelo chefe de equipe, durante a competição, após avaliação técnica.

Os atletas classificados para o Mundial da Hungria têm até segunda-feira (15), para confirmarem a presença no Mundial. Allan do Carmo e seu treinador, Luis Rogério Arapiraca, estudam a possibilidade de atleta nadar somente uma, das duas provas, em que Allan se classificou. Caso abra mão de disputar os cinco quilômetros, no Mundial da Hungria, o Brasil irá levar o terceiro colocado da prova da mesma distância, realizada hoje.

A maior ausência da etapa foi a medalhista Olímpica do Brasil, Poliana Okimoto, bronze nos Jogos do Rio 2016. Poliana nadou somente a prova de dez quilômetros, no dia 11/05, em que ficou na terceira colocação.

Ainda na disputada dos cinco quilômetros, após contornar a última boia da primeira volta, Joanna Maranhão, atleta classificada para o Mundial da Hungria, na modalidade natação, abandonou o percurso em Foz do Iguaçu. Após contato com outras nadadoras, Joanna preferiu se retirar da disputa, mas passa bem e acompanhou o restante da prova em terra firme.

Ainda na manhã deste sábado, uma hora após a largada do Campeonato Brasileiro, teve início a segunda etapa da Copa Brasil, de Maratonas Aquáticas. Realizada somente com provas de cinco quilômetros, a Copa Brasil, voltada para o desenvolvimento da modalidade, é dividida em 17 categorias.

O ex-nadador Olímpico Luis Lima, da equipe Gladiadores, do Rio de Janeiro, na categoria , foi o primeiro nadador a completar o percurso. Luis, que disputada a categoria Sênior C, Luis também foi o primeiro a completar a prova, na primeira etapa, realizada no mês de março, em Porto Belo/SC.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Maratona Aquática