Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo vencem prova de 5km

Ana Marcela e Allan do Carmo são campeões da maratona aquática de 5km. Viviane Jungblut, em terceiro, e Victor Colonese, em segundo, fecham o pódio

Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Brasil colocou quatro atletas no pódio neste primeiro dia de prova da Maratona Aquática no Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, disputado em Lima, no Peru. Nesta quarta-feira (31), Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo foram os vencedores da prova de 5km. No pódio, eles tiveram a companhia de Viviane Junglut e Victor Colonese, que fecharam em terceiro e segundo, respectivamente a prova de seus naipes.

A disputa foi toda comandada pelos nadadores brasileiros. Na primeira volta, Viviane Jungblut liderava o pelotão feminino, enquanto Victor Colonese estava na segunda posição do masculino. No bloco da frente, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo acompanhavam.

A segunda volta terminou ainda melhor, com a liderança mantida de Viviane e a ida para a ponta de Victor Colonese. Ana Marcela já se aproximada e fechou a volta na quarta posição, enquanto e Allan pulou para a vice-liderança.

A terceira volta foi decisiva. Os dois principais nomes da prova do país assumiram a ponta para confirmar a vitória.

“Foi uma prova boa e em um ritimo não tão forte. Acho que todos estão pensando nos 10 km e também nadando de traje. Fiz duas primeiras voltas mais suave e, na última, consegui ficar um pouco na frente e segurei até a chegada. Acredito que a prova de 10 km vai ser um pouco mais tensa por ser seletiva para os Jogos Pan-Americanos”, disse Ana Marcela.

“Muito feliz com a vitória nesta primeira prova do Sul-Americano. Nadamos com traje e serviu para pegar confiança para os 10 km, que é a prova mais importante da gente aqui. Fiquei em primeiro e o Colonese em segundo e isso foi muito importante para a sequência da competição”, falou Allan do Carmo.

Vale lembrar que a prova de 5km não está no programa dos Jogos Panamericanos de Lima-2019. A Maratona Aquática volta na próxima sexta-feira (2), com a prova de 10 km, essa sim como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2019. A equipe brasileira busca quatro das oito vagas em disputa na competição.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Maratona Aquática