Siga o OTD

Levantamento de Peso

Júlia Vieira conquista a medalha de prata no arremesso no Mundial sub-17

Pesista brasileira levanta 97kg no arremesso e conquista a medalha de prata no Mundial disputado na Arábia Saudita

Júlia Vieira conquista a medalha de prata no arremesso no Mundial sub-17
(Enrique Montero)

O Brasil não poderia começar melhor a sua participação no Campeonato Mundial Sub-17, que está acontecendo em Jeddah, na Arábia Saudita. Nesta quinta-feira (7), a carioca Júlia Vieira conquistou a prata no arremesso do torneio para 55kg, ao executar perfeitamente o levantamento de 97kg. Esta foi a primeira medalha internacional da brasileira. Com os 72kg levantados no arranco, ela somou 169kg e ficou na quinta colocação geral.

O dia ainda teve dois recordes mundiais sub-17 batidos pela norte-americana Katharine Estep no arranco e no total. No geral, o ouro foi para a atleta dos Estados Unidos ao ter somado 198kg (89kg no arranco e 109kg no arremesso), 1kg a mais do que o antigo recorde da norte-coreana Pak Jin Hae. A uzbeque Ozoda Hojieva conquistou a prata ao ter levantado 171kg, sendo 77kg no arranco e 95kg no arremesso. O bronze foi faturado pela mexicana Ximena Pérez ao ter executado 171kg (78kg no arranco e 93kg no arremesso) com perfeição.

+ Joilson Júnior cai na primeira luta na greco-romana do Mundial de Oslo

Na competição, Julia foi muito concentrada para a sua primeira tentativa no arranco. Com 72kg na barra, a brasileira executou um movimento válido, o que a deixou sorridente na saída à plataforma. Para a segunda tentativa, a pesista do Brasil pediu 76kg de carga, porém não conseguiu fazer o levantamento correto. No último intento, Julia subiu a barra para 78kg, mas também não concluiu o movimento. Com 72kg válidos, ela ficou na sétima colocação.

Julia Vieira Mundial Sub-17 Levantamento de Pesos
Júlia vive um ótimo momento de crescimento na carreira (Washington Alves/Light Press/CBLP/arquivo)

No arranco, a primeira colocação ficou com a norte-americana Katharine Estep, que levantou 89kg e, com isso, bateu o recorde mundial sub-17 do movimento, que antes era da belga Nina Sterckx com 88kg. A segunda colocação foi conquistada pela mexicana Ximena Pérez com 78kg e a terceira, Eleanor Ulrey, dos Estados Unidos, que fez 77kg no arranco.

A recuperação de Júlia veio no arremesso. A atleta confirmou a sua primeira tentativa de 92kg e comemorou bastante com o técnico Dragos Stanica. O segundo intento da brasileira foi de 96kg. Ela chegou a levantar a barra, mas não conseguiu concretizar a segunda ação corretamente. Para a terceira tentativa, a brasileira foi à plataforma muito concentrada. Com a carga de 97kg na barra, ela concluiu o levantamento e, mais uma vez, vibrou demais com seu treinador e com a colega de delegação, Taiane Justino. Segunda colocação garantida.

“Estou muito, muito, muito feliz com todo o carinho que recebemos e muito feliz com meu resultado. Acho que não tem como resumir em outro sentimento que não o de felicidade. Não só com o resultado, como estar bem aqui, sabendo que consigo mais. Estou feliz, mas não satisfeita. Eu sei que posso mais, eu sei que vou conseguir mais”, avisou a medalhista.

O ouro do arremesso ficou com a pesista dominante do dia, Katharine Estep, que levantou 109kg, apenas 1kg abaixo de igualar o recorde mundial do movimento. A uzebeque Ozoda Hojieva fechou o pódio do arremesso com 95kg concluídos na plataforma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil conta com mais uma representante na disputa do Mundial Sub-17 de levantamento de peso. Taiane Justino, que disputa a categoria para +81kg, entra na disputa na próxima terça-feira (12).

A pesista é outra que vive um bom momento na carreira. vem se consolidando como uma das promessas do levantamento de pesos brasileiro. No Pan-Americano Sub-20, ela conseguiu conquistar três pratas no geral, no arranco e no arremesso por ter somado 214kg (94kg no arranco e 120kg no arremesso). A pesista foi com tudo também para o Brasileiro e, na competição nacional, ela executou perfeitamente o levantamento de 212kg no geral, sendo 97kg no arranco e 115kg no arremesso, o que rendeu os títulos adulto, sub-20 e sub-17 no Rio de Janeiro.

Mais em Levantamento de Peso