Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea é bronze na Online World Cup Series

Brasileira somou 115,23 pontos e ficou na terceira colocação na chave feminina do torneio

Mariana D'Andrea é bronze na Online World Cup Series
Brasileira colocou o Brasil no pódio (Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB)

O Brasil foi pro pódio no halterofilismo paralímpico. Na segunda edição da Online World Cup Series, realizada através de vídeos gravados pelos atletas, a brasileira Mariana D’Andrea ficou com o bronze. A competição contou com 40 atletas de 20 países no masculino e feminino.

Entre as mulheres, Mariana D’Andrea somou um total de 115,23 pontos. Com essa pontuação, a brasileira ficou atrás somente da russa Vera Muratova, que terminou com 117,23, e da campeã paralímpica Amalia Perez, do México, que fez 126,10 pontos.

No masculino, apenas 0,52 pontos separaram Abdelkareem Khattab, da Jordânia, (195,56) do segundo colocado Fabio Torres, da Colômbia, também vencedor da primeira série masculina. Outro colombiano, Jainer Cantillo ficou em terceiro (186,16).

O que é a Oline World Cup Series

Criada durante a pandemia do coronavírus, a Oline World Cup Series tem como objetivo manter os atletas ativos durante o período em que estão sem competições. Para participar, cada atleta tem que enviar três vídeos levantando peso.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Os vídeos são analisados por árbitros e cada atleta é classificado por uma pontuação calculada através de acordo com o score AH. Ele é um coeficiente estatístico usado para equalizar e comparar o desempenho dos atletas entre diferentes pesos corporais.

Interação com o público

Após cada etapa da Oline World Cup Series, a federação internacional da modalidade organizou um evento por equipes. Nele, quatro capitães selecionam quatro atletas e tentam prever seus resultados.

O formato é semelhante a uma liga de fantasy e, pela primeira vez, o desafio também foi aberto ao público em geral, com os fãs do halterofilismo convidados a criar seu próprio time.

Capitaneada pelo brasileiro Pedro Meloni, a equipe Green se recuperou de um último lugar na primeira etapa da Oline World Cup Series e venceu a segunda edição com 572,84 pontos.

Meloni escolheu Khattab, Muratova, D’Andrea e Niel Garcia Trelles, do Peru. Alessandro Boraschi terminou mais uma vez em segundo lugar (569,62), seguido pelo Team Blue de Amalia Perez (543,68) e Team Red de Sherif Osman (400,30).

Karmen Zuluaga, da Colômbia, foi o vencedor da liga dos fãs. Ela marcou 624,53 pontos, selecionando seus compatriotas Torres e Cantillo, juntamente com Muratova e Perez. A brasileira Debora Bretas ficou em segundo lugar com 622,62 e o mexicano Oscar Carrillo em terceiro com 614,01.

A Online World Cup Series continua neste mês de junho, com a terceira edição acontecendo de 8 a 21.

Mais em Paralimpíada Todo Dia