Mesmo em recuperação de uma lesão no ombro, Taiane Justino voltou a mostrar por que é um dos grandes nomes do levantamento de pesos brasileiro. Neste sábado (11), a atleta conquistou o primeiro lugar no arremesso e no total do grupo B da categoria acima de 86kg feminino do Mundial de Levantamento de Pesos, disputado em Førde, na Noruega.
Na soma dos resultados gerais, Taiane terminou em 5º lugar no arremesso, 10º no arranco e 7º no total, alcançando um desempenho expressivo diante das principais atletas do mundo.
- Rosamaria e Sabrina somam 40 pontos, mas Denso registra a 7ª derrota
- Portland de Tiago Splitter é superado em noite inspirada dos Rockets
- Naná brilha na estreia e Brasil derrota Portugal na Billie Jean King Cup
- André e Renato renascem no Mundial com vitória sobre campeões olímpicos
- Jaque revela truque para convencer Murilo a participar de seus vídeos
Superação e foco na experiência
A participação de Taiane era incerta até poucas semanas antes do Mundial, por causa da lesão no ombro. Após uma avaliação médica conjunta com o Comitê Olímpico do Brasil, a pesista foi liberada para competir com a recomendação de evitar cargas máximas. O objetivo era proporcionar mais experiência em um Mundial Adulto, o primeiro da atleta nesta faixa etária.
Mesmo limitada, ela apresentou uma performance sólida. No arranco, começou com 102kg, progrediu para 105kg e encerrou com 108kg, ficando perto do pódio. Sua melhor marca é de 115kg, recorde nacional da categoria.
Já no arremesso, iniciou com 134kg e levantou 140kg na segunda tentativa, resultado suficiente para garantir o topo do grupo B. Optou por não realizar a terceira tentativa, encerrando sua participação com 258kg no total.
Olhar voltado para o futuro
Após a competição, Taiane celebrou o desempenho e destacou o apoio da equipe técnica:
“Eu gostei muito da minha competição, dos movimentos que eu fiz. Vim para cá querendo bastante. Estava confiante, minha equipe também foi gigante, me deu um apoio gigantesco, me fizeram estar tranquila, segura, acreditando que eu poderia fazer todos os movimentos. Fiquei feliz com a minha repetição, com o meu desempenho. E penso muito nas próximas, em vir grandona e, com certeza, em busca do Top 3, que é uma coisa que eu quero muito.”
Com foco total na recuperação e na evolução técnica, Taiane Justino segue consolidando seu nome entre as principais atletas do levantamento de pesos mundial e mostrando que o futuro da modalidade no Brasil tem força e talento de sobra.