Siga o OTD

Laguna Olímpico

Coronavirus tira a China do Pré-Olímpico de handebol

Seleção chinesa desistiu de participar de um dos qualificatórios olímpicos em virtude do surto da doença respiratória

Seleção de handebol feminino da China
A seleção feminina de handebol da China não disputará o Pré-Olímpico por causa do coronavirus (Crédito: Divulgação/IHF)

A epidemia do coronavirus na China, que já matou mais de 1.000 pessoas e já superou o número de 43 mil infectados em todo o mundo, segue fazendo estragos no esporte olímpico. Na última segunda-feira (10), a IHF (Federação Internacional de Handebol) anunciou que a China desistiu de participar de um dos torneios pré-olímpicos femininos. Em seu lugar, jogará a Tailândia.

A crise do coronavirus, que começou exatamente na China, vem criando muitas dores de cabeça em um período repleto de eventos qualificatórios para a Olimpíada de Tóquio-2020. Em janeiro, o qualificatório de boxe da Ásia e Oceania precisou mudar de sede. Deixou a cidade chinesa de Wuhan, marco zero do aparecimento do vírus, e foi transferido para Amã, na Jordânia, em março.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

A doença provou também a transferência de última hora de um dos pré-olímpicos de basquete feminino, que aconteceria em Foshan e passou para a Sérvia. Por fim, o Campeonato Mundial indoor (pista coberta) de atletismo, que estava marcado para Nanjing em março, foi cancelado.

+ Curta a página do blog no Facebook


Segundo a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), o evento só acontecerá em 2021, na mesma cidade chinesa.

Mudanças no handebol

Após a China avisar para a IHF que não iria disputar o Pré-Olímpico, previsto para acontecer entre os dias 20 e 22 de março, foi feito um convite para Hong Kong ocupar a vaga. Mas o território autônomo da China também é afetado pelos casos de coronavirus e recusou o convite. A Tailândia foi chamada e aceitou.

E os problemas não se resumem apenas ao Pré-Olímpico. Na última sexta-feira (7), a IHF anunciou que a China não irá mais organizar o Mundial feminino Sub 18, que aconteceria entre os dias 18 e 30 de agosto.

Antes de toda esta crise, a Coreia do Norte também havia desistido de disputar o qualificatório.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Assim, a IHF reorganizou as chaves. Confira quais os torneios pré-olímpicos do handebol feminino:

Torneio 1 – Espanha (sede), Suécia, Senegal e Argentina

Torneio 2 – Hungria (sede), Rússia, Sérvia e Cazaquistão

Torneio 3 – Montenegro (sede), Tailândia, Noruega e Romênia.

Assim como no qualificatório masculino, que terá participação do Brasil, os dois primeiros de cada grupo estarão classificados para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Mais em Laguna Olímpico