Siga o OTD

Laguna Olímpico

Boxe brasileiro define equipe do Pré-Olímpico

CBBoxe encerrou as seletivas internas da seleção brasileira para o qualificatório na Argentina

Bia Ferreira, campeã mundial de boxePré-Olímpico das Américas

Após conquistar medalhas em duas edições olímpicas consecutivas, um fato inédito, o boxe brasileiro trabalha para não deixar a sequência parar em Tóquio-2020. Mas para isso, precisa primeiro assegurar as vagas no Pré-Olímpico das Américas, que acontecerá entre os dias 26 de março e 3 de abril, em Buenos Aires (ARG).

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

O primeiro passo foi concluído esta semana. A CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) concluiu o processo de seletivas internas e definiu os nomes dos 13 atletas (oito homens e cinco mulheres) que buscarão as vagas em território argentino.

Em outras palavras, eles sonham em manter a sequência de pódios que começou em Londres-2012. Na ocasião, os irmãos Esquiva Falcão (prata nos 75 kg) e Yamaguchi Falcão (bronze nos 81 kg), e Adriana Araújo (bronze nos 60 kg) foram os medalhistas brasileiros. Na Rio-2016 veio o maior resultado do boxe brasileiro em Olimpíadas, com o ouro de Robson Conceição nos 60 kg.

+ Curta a página do blog no Facebook

O qualificatório continental será o penúltimo dos torneios organizados pela força-tarefa criada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). O órgão foi criado após o afastamento da Aiba (Associação Internacional de Boxe) devido aos graves problemas financeiros e pelas suspeitas de corrupção envolvendo a cúpula da entidade.

A crise chegou a ficar tão séria que o próprio presidente do COI, o alemão Thomas Bach, chegou a ameaçar de exclusão o boxe em Tóquio.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Enquanto isso, o boxe brasileiro seguiu fazendo o seu trabalho. A modalidade vive um momento particularmente feliz neste ciclo olímpico. Primeiro, no Pan-Americano de Lima-2019, o Brasil conseguiu uma campanha inédita, com direito a seis medalhas (uma de ouro, três de prata e duas de bronze).

Depois disso, ainda no ano passado, conquistou duas medalhas nos Mundiais. Entre os homens, Herbert Conceição ficou com o bronze na categoria 75 kg, enquanto no feminino veio o principal resultado do ano, com Bia Ferreira sagrando-se campeã mundial na categoria 60 kg.

Vagas em jogo

Em Buenos Aires, estarão em jogo, em todas as categorias, um total de 33 vagas no masculino e 16 no feminino. Após o Pré-Olímpico das Américas, haverá ainda uma última possibilidade de qualificação para Tóquio. Será no Pré-Olímpico mundial, entre os dias 13 e 20 de maio, em Paris (FRA).

Confira o número de vagas por categoria na Argentina:

Masculino

52 kg – 5
57 kg – 5
63 kg – 5
69 kg – 4
75 kg – 4
81 kg – 4
91 kg – 3
+ 91 kg – 3

Feminino

51 kg – 4
57 kg – 3
60 kg – 3
69 kg – 3
75 kg – 3

Os convocados para o Pré-Olímpico

Feminino

51 kg – Graziele de Jesus
57 kg – Jucielen Romeu
60 kg – Bia Ferreira
69 kg – Beatriz Soares
75 kg – Flávia Figueiredo

Masculino

52 kg – Luiz Oliveira
57 kg – Carlos Rocha
63 kg – Wanderson Oliveira
69 kg – Luiz Fernando
75 kg – Herbert Conceição
81 kg – Keno Machado
91 kg – Abner Machado
+ 91 kg – Joel Silva

Mais em Laguna Olímpico