Siga o OTD

Judô

Com Rafaela Silva e Stefannie Koyama, Brasil convoca 18 judocas para o Pan-Americano

A campeã olímpica Rafaela Silva e a revelação Stefannie Koyama, que foi campeã em 2017 do Grand Slam de Baku e do Grand Prix de Tbilisi, foram os destaques da Seleção Brasileira, que foi convocada nesta sexta-feira, para representar o país no Campeonato Pan-Americano de judô, que será realizado de 28 a 30 de abril, na Cidade do Panamá, capital do Panamá. O Brasil terá 18 atletas – número máximo permitido pela Federação Internacional de Judô – na disputa, sendo nove no feminino e nove no masculino.
“A hora para fazer testes é agora. A escolha desses atletas foi feita com o objetivo de testarmos novos nomes numa competição como o Pan, que é um ótimo laboratório para isso. Estamos indo com uma equipe forte, com atletas de alto nível, mas que ainda demanda mais experiência em competições de adultos. A maioria dos atletas tem 25 anos ou menos”, explicou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

No feminino, o Brasil terá duas atletas nas categorias meio-leve (52kg) e leve (57kg) no Campeonato Pan-Americano de judô. Já no masculino, são os pesos leve (73kg) e médio (90kg) que contarão com dois judocas brasileiros. Todas as dobras, exceção feita à campeã olímpica Rafaela Silva, são de atletas medalhistas recentes em Mundiais das Categorias de Base.

“Nos últimos dois anos, o investimento esteve concentrado em alguns atletas visando ao melhor desempenho nos Jogos Rio 2016. Precisamos abrir o leque neste início de novo ciclo. É importante estimular uma competitividade saudável dentro das categorias, seguindo a linha de atuação que nos levou a desenvolver o ranking nacional em 2017”, completou Ney Wilson. “Desse modo, alguns dos atletas atualmente mais bem colocados no ranking mundial serão convocados para o Grand Slam de Ecaterimburgo em maio e, se aproveitarem as oportunidades, naturalmente estarão no Campeonato Mundial de Budapeste, no fim de agosto”, concluiu.

O Campeonato Pan-Americano de judô distribui 700 pontos para o medalhista de ouro, 490 ao de prata, 350 aos de bronze e 252 para os quintos colocados. É a mesma pontuação de um Grand Prix. Em comparação, um Grand Slam dá 1.000 pontos ao primeiro colocado, 700 ao segundo, 500 aos terceiros e 360 para os quintos.

Os atletas que irão representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de judô são:

Feminino48kg: Stefannie Koyama (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
52kg: Eleudis Valentim (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
52kg: Jéssica Pereira (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
57kg: Tamires Crude (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
57kg: Rafaela Silva (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
63kg: Yanka Pascoalino (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
70kg: Millena Silva (Minas Tênis Clube/FMJ)
78kg: Samanta Soares (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
+78kg: Beatriz Souza  (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)

Masculino
60kg: Eric Takabatake (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
66kg: Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
73kg: Eduardo Katsuhiro Barbosa (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
73kg: Lincoln Neves (Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos/FPJudo)
81kg: Eduardo Yudy Santos (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
90kg: Gustavo Assis (Minas Tênis Clube/FMJ)
90kg: Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
100kg: Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
+100kg: Ruan Isquierdo (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô