Siga o OTD

Judô

Brasil terá 17 judocas na disputa do Grand Prix de Dusseldorf a partir de sexta

2017 começou com bons resultados para o judô brasileiro. No último fim de semana, foram quatro medalhas conquistadas no Aberto Europeu de Roma, ouro de Eduardo Yudi Santos, prata de Rafael Macedo e bronzes com Lincoln Neves e Marcelo Contini. Antes disso, o país subiu ao pódio com o bronze de Rafael Silva no Grand Slam de Paris, o ouro de Victor Penalber, a prata de Rafael Buzacarini e o bronze de Eric Takabatake no Aberto Europeu de Odivelas. Agora, a meta é conseguir mais pódios a partir de sexta-feira no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha. A delegação nacional terá 17 judocas, mesclados entre novatos e experientes. Entre os mais “veteranos” que disputam a primeira competição internacional em 2017 estão Tiago Camilo, duas vezes medalhista olímpico, e Mariana Silva, quinta colocada nos Jogos Rio 2016.

“Quero nessa minha primeira competição do ano colocar tudo que venho treinando em prática, sendo inteligente e eficiente em cada luta. O resultado é consequência, mas o objetivo sempre vai ser o pódio”, disse Mariana Silva, que já esteve perto do pódio duas vezes em Dusseldorf com o quinto lugar em 2012 e 2015. “É o começo de um novo ciclo. 2016 foi um ano bom porém  é página virada. Minha expectativa para 2017 é evoluir cada vez mais como competidora e o foco é o Mundial de Budapeste”, completou a meio-médio que, além da disputa de medalha nos Jogos Olímpicos, em 2016 foi campeã pan-americana pela primeira vez e conquistou uma prata no Grand Prix de Samsun e um bronze no Grand Slam de Baku.

Outros sete atletas que não fizeram parte da seleção principal nos últimos anos e passaram pela primeira etapa da Seletiva Tóquio 2020 irão estrear o judogui com a logo da CBJ: Eleudis Valentim (52kg), Amanda Oliveira (70kg), Marcelo Fuzita (66kg), Eduardo Barbosa (73kg), Vinicius Panini (81kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg). A comissão técnica será formada pelos técnicos Luiz Shinohara e Mário Tsutsui, pelo fisioterapeuta Flávio Barreto e pela nutricionista Gisele Lemos.

O embarque será no dia 21 de fevereiro.  No dia 23 serão realizados o Sorteio e o Congresso Técnico. No dia 24, lutam as categorias 60kg, 66kg,  48kg, 52kg, 57kg. No sábado, 25, é a vez dos pesos 73kg, 81kg, 63kg e 70kg. E, por fim, no domingo, 26, serão definidos os medalhistas do 90kg, 100kg, +100kg, 78kg e +78kg. De 27 a dois de março, a delegação participa do Treinamento de Campo da competição. O Grand Prix de Dusseldorf irá distribuir 700 pontos para o campeão, 490 para o vice, 350 para os terceiros e 252 para os quintos.

Confira abaixo a lista com os 17 atletas convocados para o Grand Prix de Dusseldorf:

Feminino
Eleudis Valentim (52kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Tamires Crude (57kg/FJERJ/Instituto Reação)
Mariana Silva (63kg/FMJ/Minas Tênis Clube)
Ketleyn Quadros (63kg/FMJ/Minas Tênis Clube)
Bárbara Timo (70kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Amanda Oliveira (70kg/FPJUDO/A.D. São Caetano)
Rochele Nunes (+78kg/FGJ/Sogipa)

Masculino
Phelipe Pelim (60kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Marcelo Fuzita (66kg/FPJUDO/AJ Vila Sônia)
Charles Chibana (66kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Marcelo Contini (73kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Eduardo Barbosa (73kg/FPJUDO/AJ Vila Sônia)
Vinicius Panini (81kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Tiago Camilo (90kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Leonardo Gonçalves (100kg/FGJ/Sogipa)
Ruan Isquierdo (+100kg/FJERJ/Instituto Reação)

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô