Siga o OTD

Judô

 

Seletiva Nacional define equipe brasileira para o Pan-Americano de Judô 2026 em São Paulo



Com Bia Souza, Rafaela Silva, Willian Lima e companhia, Seletiva Nacional define equipe para o Pan de 2026 em São Paulo



Com Bia Souza, Rafaela Silva, Willian Lima e companhia, Seletiva Nacional define equipe para o Pan de 2026 em São Paulo
Foto: Anderson Neves/CBJ

A Confederação Brasileira de Judô realizará nesta quarta-feira (1º), no SESI Vila Leopoldina, em São Paulo, a Seletiva Nacional que definirá a delegação do Brasil para o Campeonato Pan-Americano Sênior de 2026. A competição terá início às 9h, com as preliminares, e as finais estão programadas para 13h (horários de Brasília). A entrada é gratuita, com transmissão ao vivo pela CBJ TV, Time Brasil TV e Sportv.

SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ao todo, 54 atletas de 15 clubes disputarão as vagas em 14 categorias de peso. Entre os inscritos estão sete medalhistas olímpicos e nomes consolidados do cenário nacional. Apenas um judoca por categoria garantirá vaga direta na delegação para o continental.

Os medalhistas do Mundial Sênior de 2025, Shirlen Nascimento (-57kg) e Daniel Cargnin (-73kg), já estão assegurados no Pan-Americano e não disputam a seletiva. Eventuais dobras nas categorias serão definidas por análise técnica da comissão.

Podem participar da Seletiva atletas que atendam a pelo menos um dos critérios estabelecidos pela CBJ, como medalhas em Jogos Olímpicos, Grand Slam, Grand Prix, Open Europeu, Jogos Mundiais Universitários, Campeonatos Mundiais de base e Jogos Pan-Americanos Júnior, além de títulos nacionais em 2025. Na categoria pesado masculino (+100kg), foi adotado ainda um critério específico de avaliação de desempenho em competições nacionais.

O Campeonato Pan-Americano Sênior de 2026 será disputado entre os dias 18 e 20 de abril, na Cidade do Panamá. A competição passou a valer 800 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô, pontuação superior à de um ouro em Grand Prix, o que reforça a importância estratégica do evento neste início de ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028.

Confira abaixo os principais atletas inscritos da Seletiva Nacional Sênior 2025:

Ligeiro Feminino | -48kg

  • Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
  • Sarah Mendes (Grêmio Náutico União/FGJ-RS)

Ligeiro Masculino | -60kg

  • Michel Augusto (SESI-SP/FPJUDO-SP)

Meio-Leve Feminino | -52kg

  • Larissa Pimenta (E.C. Pinheiros/FPJUDO-SP)
  • Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ-RJ)

Meio-Leve Masculino | -66kg

  • Ronald Lima (E.C. Pinheiros/FPJUDO-SP)
  • Willian Lima (Associação Namie de Judô/FPJUDO-SP)

Leve Feminino | -57kg

  • Jéssica Lima (Sogipa/FGJ-RS)
  • Bianca Reis (E.C. Pinheiros/FPJUDO-SP)
  • Sarah Souza (E.C. Pinheiros/FPJUDO-SP)

Meio-Médio Feminino | -63kg

  • Rafaela Silva (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
  • Nauana Silva (E.C. Pinheiros/FPJUDO-SP)

Meio-Médio Masculino | -81kg

  • Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
  • David Lima (Sogipa/FGJ-RS)

Médio Masculino | -90kg

  • Rafael Macedo (Sogipa/FGJ-RS)
  • Guilherme Schimidt (Sogipa/FGJ-RS)

Meio-Pesado Masculino | -100kg

  • Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ-RS)

Pesado Feminino | +78kg

  • Beatriz Souza (E.C. Pinheiros/FPJUDO)

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Judô

jojobethacklinkJojobet GirişBetcioLetMeJizzivermectin tabletMadridbetMadridbetPusulabetdeneme bonusu veren sitelermeritbetpokerklasCasibom GirişpokerklastarafbetmarsbahismeritbetpokerklasTophillbetmarsbahis girişvaycasinocasibomJojobet GirişcasibomCasibom GirişMarsbahis GirişPusulabetmatbetMarsbahis Girişgalabet