Siga o OTD

Judô

Brasil enfrentará Alemanha na final da Copa Internacional de Seleções de Judô

A segunda edição do Superdesafio BRA – Copa Internacinal de Seleções terá o duelo entre Brasil e Alemanha na grande final, enquanto a Argentina enfrentará a França na disputa pelo bronze, no ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. As disputas por medalhas serão na segunda-feira, 13, a partir das 18h30, com transmissão ao vivo do Sportv.

Neste domingo, 12, primeiro dia de competições, foram disputas as semifinais entre Alemanha e França, e Brasil versus Argentina.

No primeiro duelo da semifinal, a Alemanha venceu a França por 5 a 2, com vitórias de Michel Adam (66kg), Emil-Johann Hennebach (73kg), Tim Gramkow (81kg), Eduard Trippel (90kg) e Jan Goldhammer (100kg), classificando-se para a grande final. Os pontos franceses foram marcados por Vincent Sorgiati (60kg) e Palthi Mena-Munzimbu (+100kg).

Brasileiros e argentino fizeram o segundo combate com e os donos da casa foram imbatíveis. Escalado com Robson Penna (60kg), Airton Silva (66kg), David Lima (73kg), Tiago Pinho (81kg), Luanh Rodrigues (90kg), William Souza Jr (100kg) e Leonardo Sant’ana (+100kg), o Brasil venceu os sete confrontos contra os argentinos e se classificaram para a final contra os alemães.

Robson Penna abriu o placar com dois wazaris contra Jose Galvan e Airton Silva, por ippon, ampliou a vantagem brasieleira para dois a zero. David Lima, no terceiro combate, cravou um ipponzaço contra Santiago Latorre e fez o terceiro ponto. Com apoio especial da torcida local, o baiano Tiago Pinho precisou de dois wazaris para passar por Nicolas Agustin e fazer quatro a zero para o Brasil, já garantindo o país na final.

“Entrei mais tranquilo para essa por já estarmos com vantagem, mas fui cauteloso. Uma pontuação ali era definitiva.Hoje foi bom para quebrar o clima de primeira luta”, explicou Pinho já projetando o desafio da final contra a Alemanha, onde encontrará, possivelmente, um velho conhecido. “Eu conheço o alemão do 81kg desde 2015, quando rodei o circuito europeu Sub 21. Já treinamos juntos e vai ser uma luta dura para todo mundo.”

Luanh Rodrigues lutou no peso-médio (90kg) e conseguiu imobilizar Juan Paniccia até o ippon, mantendo o Brasil invicto no duelo. Mesmo desempenho de William Souza Jr contra Joaquin Burgos e do novato Leonardo Sant’ana, de apenas 15 anos, contra Jose Angel Rios.

Veja abaixo as escalações de todas as seleções:

Brasil
Robson Penna (60kg)
Airton Silva (66kg)
David Lima (73kg)
Tiago Pinho (81kg)
Luanh Rodrigues (90kg)
William Souza Jr (100kg)
Leonardo Sant’ana (+100kg)

Argentina

José Luis Galvan (60kg)
Elian Chinelato (66kg)
Santiago Latorre (73kg)
Nicolas Gil Agustin (81kg)
Juan Paniccia (90kg)
Joaquin Burgos (100kg)
Jose Angel Rios (+100kg)

França
Vincent Sorgiati (60kg)
Fabiien Le Touze (66kg)
Kemcy Benguesmi (73kg)
Tony Persehais (81kg)
Lorenzo Perricone (90kg)
Nicolas Homo (100kg)
Palthi Mena-Munzimbu (+100kg)

Alemanha
Chris Lammers (60kg)
Michel Adam (66kg)
Emil-Johann Hennebach (73kg)
Tim Gramkow (81kg)
Eduard Trippel (90kg)
Jan Goldhammer (100kg)
Daniel Messelberger (+100kg)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô