O Brasil encerrou com chave de ouro as disputas individuais no Campeonato Mundial Júnior de Judô. Muito mais do que isso. Nesta terça-feira (7), penúltimo dia de competição em Lima, no Peru, o país contou com dois atletas lutando pela medalha de ouro dos 90kg masculino. Jesse Barbosa se sagrou campeão da categoria, enquanto João Segatelle ficou com o vice. No feminino, Dandara Camillo conquistou o bronze dos 78kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com o resultado desta terça-feira, o Brasil fechou as disputas individuais do Mundial Júnior com cinco medalhas. No primeiro dia de competição, o país conquistou um ouro com Nicole Marques (52kg) e um bronze de Gyovanna Andrade (57kg). Na quarta-feira (8), o torneio se encerra com a disputa por equipes.
Final brasileira
Antes de se enfrentarem na final, Jesse Barbosa e João Segatelle “ipponziram” seus adversários nas lutas preliminares. Jesse passou pelo quirguiz Daniiar Melisov na estreia, depois bateu o belarusso Dzmitry Koval nas oitavas e o polonês Oleksii Boldyriev nas quartas. Na semifinal, venceu o uzbeque Alisher Samanov. João despachou o cazaque Arman Bilalkhanov, o amricano Oleksandr Nyzhnyk e o russo Aleksei Bulgakov. A vaga na decisão veio contra o georgiano Luka Javakhishvili.
O duelo que valeu a medalha de ouro foi extremamente equilibrado e decidido nos detalhes. Jesse e João se estudaram ao longo da luta e arriscaram poucos golpes. Ambos chegaram ao último minuto do tempo normal com dois shidos, mas Jesse encontrou o wazari a 40 segundos do fim e garantiu a vitória.
Bronze nos -78kg
Na disputa até 78kg feminina, Dandara Camillo começou sua campanha com vitória diante da canadense Emily Harris. Em seguida, passou por Marta Navickaite, da Lituânia, e garantiu vaga nas quartas de final. Nessa fase, perdeu da sérvia Jovana Stjepanovic após sofrer um yuko no golden score. Com isso, foi para a chave da repescagem e bateu a bósnia Johanna Klinger para ir à luta pelo bronze. Enfrentando a francesa Lila Mazzarino, Dandara não teve problemas para imobilizar a adversária até o árbitro decretar o fim da luta com um ippon.
Outros brasileiros
Outros brasileiros também entraram em ação nesta terça-feira. No entanto, terminaram suas campanhas no Mundial Júnior de Judô ainda nas fases preliminares. Na disputa até 100kg, Gustavo Milano perdeu na estreia para o venezuelano Samuel Corzo. Mesma coisa com Ana Soares, que foi superada pela frncesa Celia Cancan na primeira luta dos +78kg. Na faixa de peso acima dos 100kg, Andrey Coelho passou pelo francês Kevin Nzuzi Diasivi na estreia, mas caiu para o japonês Gai Hatakeyma na luta seguinte.