O Campeonato Mundial Júnior de Judô começou com duas medalhas para o Brasil. Neste domingo (5), primeiro dia de competição em Lima, no Peru, as judocas brasileiras deram show com Nicole Marques faturando ouro nos 52kg, enquanto Gyovanna Andrade ficou com o bronze dos 57kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na final dos 52kg feminino, Nicole Marques teve pela frente a venezuelana Leomaris Ruiz. Em duelo dramático, a brasileira conquistou o título após o terceiro shido da adversária no golden score. Antes disso, a brasileira conquistou vitórias diante da austríaca Carina Klaus-Sternwieser (2ª rodada), da cazaque Nurailym Sarsenbek (oitavas) e da espanhola Monica Morillas (quartas).
Disputas pelo bronze
O Brasil teve a chance de contar com duas atletas finalistas na categoria até 57kg feminina. No entanto, Bianca Reis e Gyovanna Andrade acabaram superadas nas semifinais e foram para a disputa do bronze. Bianca perdeu para a japonesa Asuka Ueno. Por outro lado, Gyovanna aplicou um ippon na eslovena Jevgenija Gajic e garantiu um lugar no pódio.
A campanha de Bianca iniciou com vitórias para a francesa Clarisse Carillon, depois para a liechtensteiniana Lea Wyss e a canadense Carla Van Zyl. A derrota na semifinal veio contra a japonesa Mio Shirakane. Já Gyovanna estreou com vitória contra a uzbeque Raykhova Mamatova, passou pela keniana Grace None, bateu a quirguiz Zhanar Zholdosheva e a italiana Michela Terranova. Sua algoz na semi foi a cazaque Dana Abirova.
Bruno Nóbrega também brigou pelo bronze nos 66kg. O brasileiro lutou contra o japonês Shuntaro Fukuchi pela medalha, foi superado com um ippon e terminou em quinto lugar. Sua campanha contou com vitórias contra o colombiano Jhordan Vanegas e o húgaro Sebestyen Kollar. Nas quartas, perdeu do azeri Nizami Imranov.
Outros brasileiros no Mundial Júnior de Judô neste domingo
Na categoria até 60kg masculina, Lucas Takaki começou sua campanha com vitória diante do canadense Vicente Nepton. No entanto, ele acabou derrotado na luta seguinte contra o saudita Abdulrahman Alsaiari. Mariana Nunes ficou perto das quartas nos 48kg feminino. Começando na segunda rodada, ela passou pela húngara Sofia Rangelova, mas caiu nas oitavas para a turca Zilan Ertem.