8 5
Siga o OTD

Judô

Brasil fatura 26 medalhas no primeiro dia do Open Pan

No primeiro dia de competições sênior da competição no Rio, judocas brasileiros foram à finais e faturaram medalhas nas sete categorias

Na imagem, algumas das judocas do Brasil que subiram ao pódio no Pan-americano de judô.
Algumas das judocas do Brasil que subiram ao pódio no Pan-americano de judô. Foto: Instagram/ @cpjudo

Medalhas em profusão para o Brasil. O país simplesmente dominou o pódio no primeiro dia de competições sênior do Open Pan-Americano de judô. A Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, pôde ouvir o hino nacional muitas vezes com judocas brasileiros no alto do pódio. Aliás, não só no lugar mais alto, mas também em todos os degraus. Ao todo, o país somou 26 medalhas em 28 possíveis neste sábado (15) diante de sua torcida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

77 judocas brasileiros estavam na lista de inscritos para competir em quatro categorias do feminino (-48, -52, -57 e -63kg) e em três no masculino (-60, -66 e -73 kg). Assim, é possível entender o que é ter uma base forte de uma modalidade para extrair a melhor qualidade nas principais competições. São competições como essas que mostram o porquê o Brasil é, de fato, uma potência olímpica na arte do caminho suave. Isso sem falar no domínio absoluto que o país teve no dia anterior, nas competições júnior.

Feminino

A categoria até 48kg foi uma das que tiveram apenas representantes nacionais nas chaves, então teve um pódio inteiramente brasileiro. A final foi protagonizada por Eduarda Francisco e Hanna Nascimento, com Eduarda vencendo o embate. Já os bronzes ficaram com Laura Ferreira e Yonara Angelim, ao derrotarem Kamilly Barbosa e Maria Antônia Argemi na repescagem.

Apesar de ter judocas da Argentina, Peru e França na categoria até 52kg, o Brasil dominou o pódio e colocou duas atletas na final. No duelo entre Gabriela Conceição e Yasmin Lima, Gabi levou a melhor e ficou com o ouro. Além disso, bronze para Emanoely Ribeiro, que derrotou a compatriota Marcela Shimada, e Amanda Lima, batendo a peruana Driulys Rivas.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Mais uma final totalmente do Brasil ocorreu na categoria até 57kg com Sarah Souza enfrentando Shirlen Nascimento. Desse modo, Sarah ficou com o primeiro lugar da competição. Na briga pelo bronze, teve mais brasileira no pódio, com Beatriz Comanche derrotando Joice Braga. O pódio não foi completo, porque Gabrielle Gonzaga perdeu na disputa do bronze para a peruana Marian Flores.

Por fim, o quarto ouro entre as mulheres veio na categoria até 63kg, com uma nova final Brasil x Brasil, entre Luana Costa e Ketelyn Nascimento. Logo, Ketelyn levou a melhor e foi para o lugar mais alto do pódio. Também teve bronze para Gabriella Moraes, que venceu Valeska Ismael na repescagem, e para Samara Oliveira, superando a chilena Allyson Quevedo.

Masculino

Entre os homens, o Brasil teve Gabriel Arruda na final da categoria até 60kg, enfrentando o francês Vincent Limare. Porém, foi a única categoria que o país não foi ao lugar mais alto no dia. Ademais, teve bronze na disputa de repescagem entre Felipe Silva e Roger Pereira. Ayrton Lima também chegou à disputa de bronze contra outro francês, Maxime Ignaczak. Felipe e Ayrton garantiram mais bandeiras nacionais no pódio.

Por outro lado, na categoria até 66kg, final de judocas brasileiros, com Paulo Rodrigues e Samuel Fernandes. Paulo levou a melhor e ficou com o ouro, enquanto Ítalo Carvalho e Renan Torres fizeram uma das disputas pelo bronze. Nicolas Santos competiu na outra chave da repescagem contra o francês Thomas Jaffart. Deu Renan e Nicolas para um pódio todo de judocas brasileiros.

Para fechar o dia, Brasil em todos os lugares do pódio da categoria até 73kg. A final reuniu Júlio César Koda contra Guilherme de Oliveira e consagrou Júlio César como o grande campeão. Nas disputas de bronze, Luis Rossetim superou Lucas Godoy e Yago Mello derrotou Gabriel Genro Alves, para mais um pódio só de brasileiros.

Evento segue neste domingo

A competição faz parte do calendário da Federação Internacional de Judô, e valerá até 100 pontos no ranking mundial. Já para os brasileiros, uma medalha de ouro ainda garantirá a oportunidade de disputar outra etapa de Open Continental. Mais sete categorias entrarão no tatami para mais disputas: F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg.

Horários:

Preliminares — 10h (horário de Brasília)

Finais — 16h (horário de Brasília)

Transmissão ao vivo:

CBJ TV (YouTube) e Confederación Panamericana de Judo (YouTube)

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Judô